Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Viriato Dias padrinho da Ultra Trail Serra de Grândola

Decorrerá no dia 3 de novembro a 5ª edição da Ultra Trail Serra de Grândola. Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Grândola e do Clube Amiciclo, tendo Viriato dias como padrinho, que terá o seu início e final no Complexo Desportivo Municipal José Afonso.

Viriato Dias
Viriato Dias padrinho do evento

Viriato Dias padrinho do evento

Natural de Moçambique, Viriato Dias conheceu Grândola em 1997, altura em que a sua Profissão de Professor de Educação Física, lhe ditou uma colocação no Alentejo.

Terra que apenas conhecia de nome através da canção de Zeca Afonso, ao chegar a Grândola, sentiu-se “encantado desde o primeiro dia pela simpatia das suas gentes e a fantástica localização geográfica”.

Grândola um marco na vida de Viriato Dias

Foi em Grândola que começou a ganhar o gosto pelos desportos na natureza, nomeadamente o BTT. Foi também em Grândola que conheceu a sua esposa e onde nasceram os seus dois filhos mais velhos.

Ao chegar a Grândola começou a ouvir falar “de um raid de cerca de 50 km que se fazia a pé de Tróia a Melides” e disse a si mesmo que um dia iria fazê-lo. E fez, concluindo com sucesso a Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia, nas 8 edições em que participou, entre 2012 e 2019, e nestas ultimas edições em representação do projecto OPraticante.pt, contribuindo com a sua prestação para que colectivamente a equipa subisse ao pódio.

viriato dias

Com diversas participações em provas de estrada com 10 km e meias maratonas, e um crescente gosto pela corrida, começou também em 2012 a participar em provas de Trail um pouco por todo o país, marcando presença no Ultra Trail Serra de Grândola em 2016 e em 2017, na maior distância, o Ultra Trail, tal era a vontade de correr nos trilhos que tão bem conhecia. As expectativas eram altas e em nada foram goradas… achou a prova simplesmente fantástica.

É um atleta que procura tirar imenso prazer das provas em que participa tendo já participado no UT Mont Blanc CCC, Celestrail Andorra Pirinéus, Ultra Trail Desafio Somiedo, no MIUT e muitas outras provas de longa distância.

Quando a organização lhe endereçou o convite para padrinho do UTSG não hesitou em aceitar, porque “Grândola faz parte de muitos episódios fantásticos da minha vida…”.

Ultra Trail Serra de Grândola

Os participantes poderão optar pelas distâncias de 15km com 650 de D+, 25 km com 1500 D+ e 50 km com 2600 de D+ ou pela caminhada de cerca de 10 km. Distâncias e altimetria para todos os gostos e para todos os níveis de condição física.

A prova decorrerá na fantástica Serra de Grândola, serra esta que irá proporcionar um constante sobe e desce, que na gíria denominámos de “parte pernas”. De uma beleza inigualável, composta por trilhos fantásticos, ladeados essencialmente por sobreiros, onde “aqui e ali” se atravessará a ribeira de Grândola.

Grândola “Vila Morena”

José Afonso chamou-lhe de “Vila Morena” e nós acrescentamos “Vila Hospitaleira”, pois as suas gentes tudo fazem para que todos sejam muito bem recebidos e tratados, antes, durante e após a prova. Proporcionando bem-estar generalizado e uma vontade extrema de voltar mais e mais vezes.

A prova deste ano ao decorrer no dia 3 de novembro, proporciona um fim-de-semana prolongado, permitindo mais tempo a todos os participantes de conhecerem, juntamente com família e amigos, todos os encantos deste Concelho, entre eles: praia, serra e gastronomia.

Façam já a vossa inscrição e com a vossa presença tornem este evento ainda maior e mais belo.

Mais informações:

Inscrição.

Página do evento.

Evento 2019.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta