VIVER CASTANHEIRA, escapadinha turística/desportiva

VIVER CASTANHEIRA

Á semelhança de 2019, vai-se levar a efeito, no próximo dia 20 de junho, a 2.ª edição do VIVER CASTANHEIRA.

Junte a família, carregue a viatura e coloque-se a caminho, proporcione a si próprio e à família um fim de semana de divertimento e prática desportiva, que espera, venha conhecer Castanheira de Pera.

Em 2019 a primeira edição do VIVER CASTANHEIRA serviu para homenagear as vitimas do incêndio.

VIVER CASTANHEIRA

Uma organização do Sport Castanheira de Pera e Benfica e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera, em colaboração com a Associação de Atletismo de Leiria, Câmara Municipal de Castanheira de Pera, União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral e Prazilândia E.M.

Vem conhecer, correndo ou caminhando por entre as levadas, ribeiras e cascatas que a serra nos oferece, tendo o VIVER CASTANHEIRA três oportunidades para delas desfrutares:

Estafeta da AMIZADE
1º Segmento aproximadamente 12,50 km de extensão;
2º Segmento aproximadamente 12,50 km de extensão;
3º Segmento aproximadamente 10 km de extensão;

Caminhada da MEMÓRIA
Percurso com um total de 6 km

Trail da MEMÓRIA
Percurso, cronometrado, com um total aproximado de 10 km*

*Os atletas inscritos na prova de trail, podem, caso pretendam, realizar o percurso definido para a estafeta que conta na sua totalidade com aproximadamente 35km, ou os segmentos da mesma (ver regulamento).

A organização garante o transporte ao ponto de partida a todos os atletas.

A partida e chegada serão realizadas junto à Câmara Municipal de Castanheira de Pera.

Sitio oficial do evento.
Página do evento.
Inscrições.
Página da organização.

E porque não aceitar a nossa proposta de uma escapadinha neste fim de semana, juntando o turismo ao desporto??

VIVER CASTANHEIRA

Conhecer Castanheira de Pera

Castanheira de Pera, localizada na vertente sul da Serra da Lousã é um Concelho onde se podem praticar os mais desafiantes desportos fluviais e de montanha, durante todo o ano.

O Percurso Pedestre “Nas fragas da Ribeira das Quelhas” é uma das evidências em proporcionar, a quem visita, um verdadeiro Turismo de Natureza, uma vez que este percurso se situa numa das mais bonitas Ribeiras e onde as suas fragas imponentes fazem com que as águas se despenhem de grandes altitudes e que termina numa das aldeias mais emblemáticas do Concelho: O Coentral.

Desvendar e sentir Castanheira de Pera, requer um combinado de observação e vivência só alcançados quando nos envolvemos no seu quotidiano, com as suas gentes e descobrimos cheiros, sons, vozes, caminhos e recantos… a magia que nos desperta os sentidos!

Esta descoberta realiza-se nas suas ruas cheias de História, bem como zonas verdes que se estendem por todo o território, desde a Ribeira de Pera até à Serra da Lousã, no seu ponto mais alto: o Santo António da Neve onde encontramos uma Capela e Poços da Neve, classificados como Património de interesse público.

Monumentos e vários testemunhos arquitetónicos pontuam a paisagem por todo o Concelho, sendo testemunho do legado histórico e cultural desta combinação harmoniosa entre a natureza e a obra construída.

Castanheira de Pera é um Concelho onde os costumes e raízes ancestrais convivem em plena harmonia com a modernidade.

VIVER CASTANHEIRA

Praia Fluvial das Rocas destaca-se

Prova disso mesmo é a Praia Fluvial do Poço Corga, no seu estado mais puro e o seu esplendoroso carvalhal e a Praia Fluvial das Rocas, que fica situada no Centro da Vila, com um lago de 1 km de extensão, onde encontramos uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas, uma albufeira, veleiros ancorados e uma ponte secular…

Com facilidade o sonho e a realidade confundem-se, pois, as palmeiras tropicais deste complexo turístico contrastam com a Serra da Lousã que nos espreita bem lá do alto, muitas vezes, vestida a rigor com um manto branco de neve que a todos encanta.

Praia das Rocas

A gastronomia desta região apresenta uma grande variedade, da qual se destacam cabrito assado, as trutas de escabeche, o queijo e o requeijão, arroz de cabidela de cabrito, os bolos de erva doce e o delicioso néctar da natureza (Mel de Urze) típico da Serra da Lousã.

O Concelho de Castanheira de Pera está dotado de modernos equipamentos que proporcionam a quem nos visita momentos únicos, experiências marcantes e imagens inesquecíveis.

Parceiros

Deixe uma resposta