Viver Castanheira, homenagear as vitimas do incêndio

Viver Castanheira

O Viver Castanheira 2019 é um evento organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera, Sport Castanheira de Pera e Benfica e Prazilândia E.M., em co-organização com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, Câmara Municipal de Castanheira de Pera e União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral, com o apoio de OPraticante.pt como média.

Viver Castanheira 2019, trata-se de uma iniciativa que visa assinalar a passagem de mais um ano do fatídico incêndio de 17 de junho 2017, bem como homenagear as vitimas do mesmo, com a particularidade de este ano associar uma prova de carácter desportivo.

Viver Castanheira 2019

O Viver Castanheira 2019 realiza-se no dia 16 de junho de 2019, e inclui a Estafeta da Amizade, um Trail/Caminhada da Memória, com dois percursos com aproximadamente 5,5 Kms e 12,5 Kms, de dificuldade baixa e uma Estafeta da Amizade Jovem, composta por 3 percursos com uma extensão de 4,5 Kms, ou seja têm todos os motivos e oportunidades para participar.

Para além dos vários prémios em disputa no Viver Castanheira 2019, consta também um vale individual de entrada na Praia das Rocas (Válido nos meses de junho e julho desta época balnear).

Rosário Barros e Nuno Dias serão a madrinha e padrinho do Viver Castanheira 2019

Rosário Barros – Foto ADAL

Rosário Barros “A minha missão desportiva, praticar desporto em família”

Rosário Barros será a madrinha do evento, e declarou-nos “A minha missão desportiva, praticar desporto em família, todos no desporto e todos para o desporto”.

Iniciou a prática desportiva em 1994, começando pelas caminhadas de montanha, o seu percurso desportivo:

– Começou entre 2005 e 2008 em que praticou badminton em família;

– Em 2008 iniciou-se em família, nas modalidades de orientação e atletismo de estrada, corta-mato e montanha/trail;

– Em 2015 – foi finisher do circuito de Trail da ATRP e do circuito Nacional de Montanha da FPME, e 4ª classificada no campeonato de corrida em Montanha da FPME, em 2016 – 3º lugar de D45 do ranking da Taça de Portugal de Orientação pedestre (TP Vitalis O-Pedestre 2016 (individual);

– Em 2017 – 1º lugar por equipas de D45 no Campeonato Nacional de Distância Longa de Orientação pedestre.

Nuno Dias – Ultra Sky Marathon Madeira

Nuno Dias praticar desporto para perder kg e deixar de fumar

Nuno Dias iniciou-se no atletismo em maio 2010 com o objectivo de perder 25kg e deixar de fumar os 30 cigarros diários!

Em 2011 começou a representar o Clube de Atletismo da Barreira em provas de estrada, passando a focar-se mais no trail a partir de 2013.

Finisher de vários circuitos: circuito de trail e de ultra trail ATRP, circuito de trail do calcário, circuito de corrida em montanha, circuito Sky Running.

Depois de se sentir plenamente realizado com os seus resultados competitivos, continua a participar em provas mas sem preocupação classificativa, sendo agora mais um dos nobres “atletas de pelotão”.

Vários pódios colectivos, individuais (geral e escalão), nas várias categorias de atletismo: estrada, corta-mato, trail, maratonas, etc..

Castanheira de Pera – Foto: A Terceira Dimensão – http://portugalfotografiaaerea.blogspot.com

 

Castanheira de Pêra

Castanheira é uma bonita vila Portuguesa, se de concelho, da região Centro do País, situada em plena Serra da Lousã, rodeada de uma beleza natural impressionante, inserida na fantástica bacia hidrográfica do rio Zêzere.

Pela região de Castanheira de Pêra existem diversos miradouros de onde se têm panoramas memoráveis, como no Miradouro da Cabeça do Pião.

Miradouro da Cabeça do Pião

As origens da vila estão associadas à lenda de Peralta, sem qualquer confirmação histórica. Este território, não obstante, terá sido ocupado pelo homem desde tempos antigos, mantendo o seu cariz rural ao longo dos séculos, pautado nos últimos tempos pela proliferação de indústrias têxteis, só entre 1864 e 1879 existiriam onze Fábricas de Lanifícios.

A beleza da Serra da Lousa marca a paisagem de Castanheira de Pêra, que oferece outros pontos de interesse como a setecentista Igreja Matriz ou as muitas casas senhoriais e brasonadas que demonstram o peso económico da indústria têxtil na região.

Capela de Santo António da Neve

Um dos maiores orgulhos da vila é a Capela de Santo António da Neve, de onde se tem uma vista fenomenal, situada no antigo Cabeço do Pereiro, onde se localizam também os Poços da Neve , originalmente sete, restando hoje apenas três, de construção tosca e cobertos por abóbadas de pedra. Eram utilizados para despejar neve sem que uma réstia de Sol lhe pudesse chegar, seguindo no verão em blocos para Lisboa.

Praia Fluvial Poço Corga

Pela região existem diversos pontos privilegiados de contacto com a natureza, como as Piscinas Fluviais do Espelho de Água, construídas em xisto, a Praia do Poço Corga ou o Vale da bonita Ribeira de Pera, bem como as suas quedas de água. Muito afamada é a Praia Fluvial das Rocas construída no aproveitamento desta Ribeira, e transformada num complexo de lazer e animação num lago com quase 1 km de extensão.

Praia das Rocas

 

Praia Fluvial das Rocas

A Praia Fluvial das Rocas é um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pêra.

Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do país), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem.

Página do evento.

Inscrições.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Henrique Dias
Fotos: ADAL / A Terceira Dimensão / Ultra Sky Marathon Madeira

Parceiros

Deixe uma resposta