Voleibol | Mundial 2015: Juniores portugueses vão à luta

Miguel Maia - João Brenha

A Selecção Nacional de Juniores Masculinos viaja na quinta-feira (8 de Janeiro) para a localidade belga de Vilvoorde, onde vai disputar, de 9 a 11 do mês corrente, a Poule D de Apuramento para o Campeonato do Mundo de Sub-21.
O Seleccionador Nacional de Seniores Masculinos, Hugo Silva, que será coadjuvado por Carlos Prata na orientação dos juniores na fase de qualificação para o Mundial, chamou 12 atletas para a «Operação Bélgica».
No decorrer do estágio de preparação, a Selecção Nacional disputou jogos-treino com equipas de seniores masculinos da I Divisão: SC Espinho, CA Madalena e GC Vilacondense.
Hugo Silva mostrou-se satisfeito com a forma como decorreram os trabalhos:
“É um balanço muito positivo. Trata-se de um grupo que trabalha bem, com atletas que estão a desenvolver este tipo de trabalho nas selecções mais jovens há já quatro anos. É muito importante dedicarmo-nos totalmente ao trabalho no dia a dia e, nesse aspecto, o grupo percebeu a mensagem, pois portou-se muito bem e até me surpreendeu pela positiva. Agora, temos consciência de que é um grupo com limitações…
A minha vinda para esta selecção visava essencialmente um eventual transfer de um ou outro jogador para a selecção sénior – não podemos esquecer que estamos ainda num processo de renovação da nossa selecção principal – e, de alguma forma, dar a oportunidade a dois ou três jogadores desta selecção júnior de fazerem parte dos próximos trabalhos da selecção sénior já no Verão.
Esse foi o grande objectivo e penso que podemos ficar optimistas em relação a isso porque há aqui dois ou três jogadores que podem certamente ajudar a nossa selecção principal”.

Em Vilvoorde, Portugal defrontará a Ucrânia na jornada inaugural da Poule D. Seguem-se a Bélgica e a Eslováquia, respectivamente nos dias 10 e 11 de Janeiro de 2015.

“Em relação à competição, obviamente, não podemos traçar objectivos muito ambiciosos. Temos de ser realistas e perceber que as outras selecções estão, de facto, melhor preparadas do que nós e têm outro potencial.
O jogo com a Ucrânia é o mais importante, por ser o primeiro. Vamos prepará-lo bem e depois ver jogo a jogo, com a Bélgica e a Eslováquia.
Do meu ponto de vista, o potencial desta equipa era maior em cadetes do que neste momento em juniores, pois com o avançar da idade as limitações de alguns jogadores tornam-se mais evidentes, mas vamos à luta e vamos disputar todos os jogos sempre com o pensamento na vitória, embora cientes de que todos os que estão aqui são importantes e a ausência* de qualquer um vai ser muito complicada para nós”.
*João Oliveira (SL Benfica) lesionou-se e não seguirá com a equipa para a Bélgica

Os jogos da Poule D, que serão disputados no Eurovolleycenter, contarão com uma equipa de arbitragem formada por Antonio Correa Benitez (Espanha), Alan Gormally (Irlanda), Philippe Marenc (França) e Jan-Gunnar Belsby (Noruega).
Apura-se para a 2.ª Ronda apenas o 1.º classificado de cada Poule, pelo que, teoricamente, a Bélgica, 5.ª classificada no Ranking Europeu (CEV) e 19.ª classificada no Ranking Mundial (FIVB), será o adversário a (a)bater.

1.ª Ronda – Masculinos
Poule A (Dinamarca) – Itália, República Checa e Dinamarca
Poule B (Eslovénia) – Turquia, Estónia e Eslovénia
Poule C (Áustria) – Sérvia, Roménia e Áustria
Poule D (Bélgica) – Eslováquia, PORTUGAL, Ucrânia e Bélgica
Poule E (Hungria) – França, Grécia, Letónia e Hungria
Poule F (Holanda) – Bulgária, Alemanha, Croácia e Holanda

Convocados
Bernardo Martins / Zona 4 / Castelo da Maia GC
Gil Pereira / Libero / Castelo da Maia GC
Dinis Leão Alves / Oposto / AA São Mamede
Filip Cveticanin / Central / Castelo da Maia GC
Filipe Sousa / Central / AA Espinho
Bernardo Leite / Zona 4    / Leixões SC
Francisco Pombeiro / Distribuidor / SC Caldas
João Ribeiro / Zona 4 / AA São Mamede
Jorge Graça / Libero / GC Vilacondense
José Neves / Distribuidor / Castelo da Maia GC
Luís Pinto / Oposto/Central / Castelo da Maia GC
Artur Resende / Zona 4    / CA Madalena
Chefe de Delegação: António Sá
Treinador: Hugo Silva
Tr. Adjunto: Carlos Prata
Scouter: Ricardo Rocha
Fisioterapeuta: Ana Pacheco

Texto e foto: F.P.V.

Parceiros