World Series, Portugal conquista o sétimo lugar na estafeta

World Series

Paralelamente ao Campeonato do Mundo de Piscina Curta, Abu Dhabi recebeu ontem e hoje 16 de dezembro, a última etapa da World Series.

Filipa Gonçalves foi convocada para arbitrar as provas de 10km em Águas Abertas (masculinos e femininos) e a Estafeta 4x1500m, que se realiza na Yas Bay, na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Portugal conquista o sétimo lugar na estafeta da World Series

A seleção portuguesa composta por Mafalda Rosa, Diogo Cardoso, Angélica André e Tiago Campos fez a sua estreia ontem no FINA/CNGS Marathon Swim World Series 2021, em Abu Dhabi, ao terminar a Estafeta 4x1500m na sétima posição.

Na prova mista, que contou com a participação de dez equipas, o quarteto luso nadou de forma alternada entre nadadores masculinos e femininos tendo conseguido, nas primeiras voltas ao circuito, estar sempre entre os lideres da corrida.

Na última volta, Tiago Campos manteve-se muito perto do nadador britânico e chinês terminando na sétima posição, com 1:09:05.5, a 2:16.4 da equipa italiana, que venceu da prova.

World Series

A classificação da equipa portuguesa na Estafeta 4x1500m, à frente de seleções como a brasileira, a ucraniana, a cazaque e a singapurense, permitiu aferir o bom nível físico e competitivo dos nadadores lusos.

Hoje, quinta-feira, Diogo Cardoso e Tiago Campos competem na prova de 10km masculina, Angélica André e Mafalda Rosa nadam a mesma distância na prova femininos.

Comitiva portuguesa já prepara o mundial em Abu Dhabi

Os oito nadadores portugueses já se encontram na capital dos Emirados Árabes Unidos para competir no Campeonato do Mundo de Piscina Curta, que se inicia hoje e decorre até 21 de dezembro.

Francisco Santos e José Paulo Lopes são os primeiros a representar Portugal, na fase de apuramento, logo no dia 16, quinta-feira, ao competirem nas provas de 100m Costas e 400m Livres, respetivamente. No dia seguinte, sexta-feira, entram em ação Catarina Monteiro nos 200m Mariposa, Diana Durães nos 800m Livres e Fernando Silva nos 100m Mariposa.

Alexis Santos tem as provas de 50m Costas e 100m Estilos agendadas para sábado, dia 18, assim como Miguel Nascimento os 50m Livres. No domingo, dia 19, Diana Durães volta a competir, desta vez nos 400m Livres e Fernando Silva nos 50m Mariposa.

Dia 20, José Paulo Lopes nada nas provas de 1500m Livres e os 400m Estilos, e o nadador Miguel Nascimentos os 100m Livres.

No último dia do Campeonato do Mundo de Piscina Curta, Victoria Kaminskaya compete nos 200m Bruços e Francisco Santos nos 200m Costas.

O calendário das provas estão disponíveis aqui.

As provas dos nadadores portugueses são transmitidas, em direto, com comentários de João Bastos.

Portugal com dois árbitros nos Emirados Árabes Unidos

Além dos oito nadadores em competição no mundial de Piscina Curta, Filipa Gonçalves e Tiago Marques também vão estar presentes em Abu Dhabi.

Árbitro internacional da Associação de Natação de Lisboa desde 2015,Tiago Marques esteve presente nos Campeonatos da Europa de Piscina Curta em Netanya (2015), Copenhaga (2017) e no Campeonato da Europa de Juniores de Piscina Longa em Kazan (2019).

No Campeonato do Mundo de Piscina Curta de Abu Dhabi, que se realiza de 16 a 21 de dezembro, Tiago Marques foi convocado para arbitrar provas de Natação Pura.

Filipa Gonçalves, da Associação de Natação de Santarém, é árbitro internacional desde 2016 e esteve presente no Campeonato da Europa de Juniores em Águas Abertas em Marselha (2017), Malta (2018), Paris (2021) e na prova de qualificação olímpica em Águas Abertas, que se realizou este ano em Setúbal.

Parceiros

Deixe uma resposta