Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Ciclismo internacional de volta às Beiras e serra da Estrela

Vídeo de apresentação do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, carregue sobre a imagem para o visualizar.

O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, prova de classe 2.1 UCI, vai disputar-se entre 13 e 15 de abril, sendo o evento em destaque na agenda desta semana.

O Troféu José Poeira, prova júnior que se realiza, sábado e domingo, em Odemira, a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, também naquele concelho do litoral alentejano, e o DHI Internacional de Boticas são os outros acontecimentos de maior relevo à escala nacional.

Odemira

Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela

As nove equipas continentais portuguesas regressam à estrada na sexta-feira, acompanhadas por dez formações estrangeiras, num pelotão de qualidade que vai enfrentar 539,4 quilómetros, distribuídos por três etapas, na região das Beiras e da Serra da Estrela.

Entre as equipas convidadas há quatro de categoria continental profissional, as espanholas Burgos BH e Caja Rural-Seguros RGA, a estadunidense Rally Cycling e a colombiana Manzana Postobón.

O percurso, de sobe e desce, tem na primeira etapa, 177,2 quilómetros, entre Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo, a viagem mais acessível, já que todas as contagens de montanha são de terceira categoria, embora a última, a 5,8 quilómetros da chegada, possa inviabilizar uma disputa ao sprint. A partida será às 12h00 e a chegada cerca das 16h30.

A segunda etapa é a mais longa, 193,9 quilómetros, entre Sabugal e Seia, com três subidas de segunda categoria pelo caminho, a derradeira a 28,4 quilómetros da meta. A partida será novamente às 12h00, esperando-se o final para as 17h00.

A terceira e última etapa parte de Gouveia, às 12h00 de domingo, chegando à Guarda, depois de ultrapassados 168,3 quilómetros, pouco depois das 16h00. É nesta tirada que o pelotão vai passar pelo alto da Torre, na serra da Estrela, ainda numa fase embrionária da viagem. Na aproximação à meta há um prémio de montanha de terceira categoria, a 600 metros do risco final.

Serra Estrela

Ciclismo Jovem

No ciclismo jovem, o fim de semana será marcado pela realização da segunda e da terceira provas pontuáveis para a Taça de Portugal de Juniores, ambas integradas no Troféu José Poeira, que homenageia o selecionador nacional de estrada, no concelho de Odemira, de onde é natural.

A segunda prova da Taça é um contrarrelógio individual de 23,4 quilómetros, em redor da Zambujeira do Mar, a partir das 16h00 de sábado. No dia seguinte corre-se uma prova em linha, 129 quilómetros entre Vila Nova de Milfontes e Odemira, com início às 11h00 e final cerca das 14h45.

Aproveitando o percurso do contrarrelógio de juniores, vai realizar-se na Zambujeira do Mar, a partir das 15h00, a primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo.

Depois de um fim de semana de emoções fortes, na Lousã, com a realização do Campeonato da Europa, o downhill (DHI) está de novo nos trilhos. O DHI Internacional de Boticas está marcado para domingo. Os corredores vão encontrar uma pista de 3 quilómetros, com partida do miradouro de Serrãos e chegada no centro de Boticas.

A freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, é o local escolhido para o Encontro Inter-Regional de Escolas, na vertente de estrada, que vai realizar-se na manhã do próximo domingo, a partir das 10h00.

Mais eventos oficiais

14 de abril: Passeio BTT Nas Sombras das Bruxas, Montalegre
14 de abril: 3 Horas Resistência ACURA BTT, Avidos, Vila Nova de Famalicão
14 de abril: 3.º Encontro Regional de Escolas de Ciclismo, Nariz, Aveiro
14 de abril: Campeonato do Algarve de BMX, Quarteira, Loulé
15 de abril: Passeio BTT Bragança Saudável
15 de abril: VI Rota do Folar em BTT, Valpaços
15 de abril: Trilhos do Douro Internacional, Mogadouro
15 de abril: Arca Challenge em BTT, Barcelos
15 de abril: VII Maratona BTT Rota da Lampreia, Penacova
15 de abril: 11.ª Maratona BTT Rota da Sopa da Pedra, Almeirim
15 de abril: Eliminatórias das Olisipíadas, Lisboa
15 de abril: 2.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro, Funchal
15 de abri: Taça de S. Miguel de XCO, Açores
15 de abril: Taça do Faial de XCO, Açores
15 de Abril: Taça da Ilha Terceira de XCO, Açores

Texto / Foto: UVP / FPC

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta