Correr entre o céu e a terra, o Alqueva no horizonte
Decorreu no passado domingo, dia 26 de março, a 3ª edição do Trail de Monsaraz, esta edição com a designação de Salming Monsaraz Natur Trail, numa organização do G. D. Piranhas do Alqueva, que não deixaram os seus créditos por mãos alheias e conseguiram que se inscrevessem neste evento cerca de 1500 atletas.
Convento da Orada
Com fachada sóbria, dividida por pilastras de xisto. A entrada principal dá acesso à igreja e lateralmente ao convento. É uma imponente construção de planta quadrada com claustro central.
Foi neste enquadramento que o Monsaraz Natur Trail montou o seu quartel general e se deu o tiro de partida para um dia que se quis inesquecível!
Salming Monsaraz Natur Trail
Uma manhã que prometia pior do que veio a acontecer, São Pedro foi amigo e só duas ou três vezes no decorrer do evento, abençoou os participantes com uns pingos, como se costuma dizer “casamento molhado, casamento abençoado”, neste caso “prova molhada, prova abençoada” e bem abençoada foi, quando já não se encontrava ninguém em prova, a meio da tarde eis que a chuva prometida a manhã toda, veio e se choveu, choveu a bem chover.
Mas voltemos à prova que teve três distâncias de trail, a ultra com 44 kms, longo em 22 kms e o curto de 10 kms, a que se juntou uma caminhada na distância de 8 kms.
Antes da partida de cada distância, houve animação e alguns exercícios de aquecimento, proporcionados por um grupo de jovens, que desta forma descontraíram os atletas, que iniciaram as suas provas, com os músculos mais preparados, de forma a evitar lesões.
Monsaraz
Esta vila medieval, protegida pelas suas muralhas, é uma pequena povoação, com ruas de xisto, paredes caiadas de branco, repleta de recantos e uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.

E ocorreu a partida percorrendo os atletas vários trilhos, envolventes ao Castelo de Monsaraz, locais históricos e superaram inúmeras dificuldades relacionadas com o terreno, num constante sobe e desce, curva e contra curva, parecendo querer a organização dar a conhecer os caminhos antigos que os súbitos percorriam, para chegar ao Castelo, sem os seus senhores tomarem conhecimento deles, num total de desnível positivo de 1.133 mts de subida e outro tanto de descidas, para os que se lançaram ao desafio dos 23 kms e com isto rapidamente se chegou ao Castelo.

A porta do Castelo
O único ponto negativo do evento, a porta pequena de acesso ao Castelo, a passagem sobre as madeiras húmidas da chuva que tinha caído durante a noite, proporcionaram algum congestionamento, valendo elementos da organização a ajudar a superar a situação, e prosseguirem os atletas a sua prova, passado este obstáculo, foram os obstáculos naturais que foram testando a capacidade física de cada um.

Neste local foi colocado o primeiro abastecimento, que tal como os seguintes estavam bem compostos, tendo em consideração o número elevado de participantes nas várias distâncias.
O Alqueva, também conhecido como Grande Lago, foi o companheiro inseparável desta distância, com todas as suas pequenas ilhas, numa paisagem deslumbrante e já nas margens do Lago, o percurso desenrolava-se ao longo de 2 kms tendo os atletas inclusive oportunidade de à sua beira se aproximarem.
G. D. Piranhas do Alqueva de parabéns
Todos os trilhos, caminhos bem sinalizados, com forte presença de elementos da organização, espalhados por todos os percursos, uma organização e logística de acordo com o prestigio que a prova alcançou, está a organização de parabéns, eles que já davam cartas no BTT, demonstraram também ser bons a organizar provas de Trail.
E para quem diga que o Alentejo é plano, este evento demarcou e demonstrou bem o contrário.

Raquel Costa a embaixadora
Um evento que marcou a sua diferença com os demais, este ano com uma embaixadora a conhecidíssima Raquel Costa Campeã Nacional de Orientação, e já uma referência no Trail, que participou nos 23 kms e venceu.
A apadrinhar o evento estiveram Ezequiel Lobo e Cármen Henriques, que no percurso mais longo do evento demonstraram que não foram a Monsaraz só para passear, Ezequiel foi o grande vencedor e Cármen subiu ao segundo lugar do pódio feminino.

Nuno Machado satisfeito com o sucesso do evento
Nuno Machado, director do evento declarou a nossa equipa de reportagem “O alerta laranja que a proteção civil lançou para o dia 26 de Março devido às condições meteorológicas previstas não afastou de Monsaraz os 1300 atletas de um total de 1500 inscritos.”
Acrescentando “ O trabalho realizado na promoção desta prova não defraudou os participantes que de uma forma unânime se renderam à beleza dos trilhos e à festa preparada pela organização para este dia memorável.”
Referindo “Se esta região já estava no mapa do BTT Nacional pela excelência organizativa do GD Piranhas do Alqueva, agora passa também a estar pelo Trail e as bases estão criadas para novos e altos voos!”
Finalizando com “Um agradecimento especial a todos os participantes pois é por eles que trabalhamos imenso e nos esforçamos para que o dia seja inesquecível. Obrigado!”
E os campeões do Salming Monsaraz Natur Trail

Trail Curto – 10 kms
Nesta distância assistiu-se a uma empolgante final, com a diferença entre os três primeiros a ser mínima, Valdo Pato – Lufipapel – 56m51s, venceu, com Rui Canelas – CrossfitAlphaDen – 57;01 e José Ganso – Sporting Clube Viana do Alentejo – 57;01 a obterem o 2º e 3º lugar.
Nádia Assis – Escola Triatlo Stº António – 1:21;05 foi a vencedora, Maria Delgado – Colmeia de Mel – 1:21;54 e Ana Simões – Run Alcaçovas – 1:22;21 ocuparam os restantes lugares do pódio.
Trail Longo – 23 Kms
Os Espanhois e a equipa de Trail Running La Parra dominaram a distância, otendo os dois primeiros lugares Angel Sanabria foi o 1º – 1:51;38 e Francisco Pinto o 2º – 2:11;17, o 3º lugar foi obtido por João Canelas – Junta Freguesia N. S. Machede – 2:12;00.

Raquel Costa – Equilibrium Centro Terapêutico, com 2h32m14s venceu folgadamente, o lugar seguinte foi obtido por Inês Pinto – Gafanhori – 2:42;30 e em 3ª Ivone Saramago Ferreira – Tartarugas Solidárias, com 2:53:53
A equipa de OPraticante.pt esteve representada nesta distância com três atletas, com realce para João Figueira 4º Sub23 / 251º geral – 3:47;06, David Silva 34º M50 / 279º geral – 4:04;16 e Carlos Figueira – 120º M40 / 282º geral – 4:05;55

Ultra 44 Kms
O vencedor foi Ezequiel Lobo – Sporting Clube Viana do Alentejo – 3:41;39, seguido de Bruno Gamito – G. D. R. São Francisco da Serra – 3:44;54 em 2º e em 3º Marco Nabais – ACPortalegre/UTSM – 3:55;12.

Emília Silveira – Núcleo SCP Portel – 5:13;26 foi a vencedora feminina, Cármen Henriques – Run is a gift – 5:19;06 ocupou o lugar imediato, e Fernanda França – Clube OGMA – 6:11;20 completou o pódio.
Visualize mais fotos aqui.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Fotos: Fotos do Zé