EUCR-S X 2018 Europeu de Clubes em Portugal

EUCR-S

EUCR-S X 2018 – fase regional sul do Europeu de Clubes realiza-se no Complexo Nacional do Jamor, em Oeiras, nos dias 1 e 2 de setembro.

Portugal vai receber a fase regional sul do campeonato europeu de clubes misto de ultimate frisbee, EUCR-S X 2018, no fim de semana de 1 e 2 de setembro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

EUCR-S X 2018

O campeonato traz a Portugal algumas das melhores equipas da zona sul da Europa, que inclui Portugal, Espanha, França, Itália e Suíça. Os dois primeiros classificados qualificam-se para a fase final em Breslávia, na Polónia, onde jogarão com os vencedores das restantes fases regionais para apurar o campeão europeu de ultimate.

No Jamor vão disputar o apuramento Vira’o’Disco (Palmela, Portugal), Wizards (Geneva, Suíça), Leiria Flying Objects (Leiria, Portugal), Disctèrics Ultimate (Girona, Espanha), FlyHigh (Lausanne, Suíça), Disc’over (Lisboa, Portugal), Quijotes & Dulcineas (Madrid, Espanha) e Gambozinos (Aveiro, Portugal).

O EUCR-S X 2018 é uma competição oficial da Federação Europeia de Ultimate (EUF) e conta com o apoio institucional da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD), estando a organização a cargo do clube de praticantes Disc’Over Lisboa.

O evento foi reconhecido pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, em Diário da República,como sendo de interesse público.

Para o presidente da APUDD, José Amoroso, “a realização do EUCR em Portugal, vem evidenciar o crescimento do ultimate e desportos de disco em Portugal. Estamos certos que a realização deste evento, assumido pelos Disc’Over Lisboa, irá contribuir para a consolidação da relação entre a APUDD, o IPDJ e o Centro Desportivo do Jamor”.

O que é o ultimate?

O ultimate é um desporto coletivo jogado com um disco voador (também conhecido como frisbee) num campo relvado rectangular com uma zona de golo em cada extremidade. O objectivo é marcar pontos através da recepção do disco na zona de golo defendida pela equipa adversária. O jogador em posse do disco não pode deslocar-se, mas pode passá-lo em qualquer direcção para os colegas de equipa. Sempre que o disco cai ao chão ou é intercetado por um adversário, a equipa que estava a defender passa a atacar e vice-versa.

O ultimate tem duas características notáveis que o tornam numa modalidade única: em primeiro lugar, é um desporto misto, ou seja, jogado por homens e mulheres ao mesmo tempo; em segundo lugar, é auto-arbitrado, mesmo em competições de alto nível, havendo um enorme fair-play e respeito entre os jogadores.

Este desporto, originalmente conhecido como ultimate frisbee, foi criado nos anos 60 por estudantes nos Estados Unidos da América. Desde então tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade e conta actualmente com milhões de praticantes em mais de 100 países em todo o mundo. O Ultimate foi oficialmente reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional em 2015 e poderá fazer parte dos Jogos Olímpicos de 2024 ou 2028.

Espírito do Jogo

Sendo um desporto sem contacto físico e auto-arbitrado, no ultimate todos os jogadores são responsáveis por administrar e respeitar as regras. Para isso apoiam-se no chamado Espírito do Jogo, que atribui a cada jogador a responsabilidade pelo fair-play. Parte-se do princípio que nenhum jogador quebrará as regras intencionalmente. Como tal, não existem penalizações duras para as infracções, mas sim um método de retomar o jogo de uma forma que simula o que teria acontecido caso a transgressão não tivesse ocorrido.

Por exemplo, se alguém chamar falta, os jogadores envolvidos na jogada expõem brevemente o seu ponto de vista de modo a chegar a um consenso. Caso as opiniões sejam divergentes, o disco volta atrás e repete-se a jogada. Pode parecer algo utópico, mas no ultimate é uma realidade, mesmo em competições internacionais de alto nível!

No fim de cada jogo as equipas formam normalmente o “spirit circle”, abraçando-se em círculo e discutindo os aspectos mais relevantes da partida a nível de faltas, comunicação e fair-play. Desta forma garante-se uma melhoria contínua do Espírito do Jogo, que é também avaliado pelas equipas e celebrado com a atribuição de um prémio à equipa com melhor pontuação de espírito no fim dos torneios.

Sitio oficial do Ultimate.
Ultimate no facebook.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: APUDD – Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos do Disco
Fotos: Ricardo Janeiro

Parceiros