Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

250kg de plástico recolhidos no Porto e Matosinhos

No Porto e Matosinhos decorreu mais uma acção de limpeza, na Praia Internacional foram recolhidos mais de 250kg de plástico, acrescendo aproximadamente 1.400 unidades de cotonetes, palhinhas e tampas.

Prevista a recolha de uma tonelada de plástico

À margem do Renault Porto Pro, 2.ª etapa da principal competição nacional de Surf, a limpeza de praia contou também com a ajuda de Miguel Blanco, Francisco Alves e Nicolau von Rupp, a convite do embaixador da sustentabilidade da Liga Surf, José Ferreira.

Miguel Blanco, líder do ranking para o título nacional

Acho que nos cabe a nós, surfistas profissionais e que estamos diariamente em contacto com a natureza, a responsabilidade de consciencializar as pessoas no geral.
A maneira como estamos a tratar o ambiente não é sustentável para as próximas gerações.
Estas pequenas atitudes podem fazer a diferença, ajudando a mudar mentalidades.
Esta iniciativa é de louvar e, no fundo, foi um pequeno gesto de apanhar plástico que pode produzir grandes resultados”.

plástico Surf
Foto de grupo da limpeza de praia com alunos de escolas locais e os surfistas Francisco Alves, Nicolau von Rupp, Miguel Blanco e José Ferreira

Francisco Alves, 3.º classificado do Porto Pro

250 kg? Acho esse número incrível.
Por outro lado, é triste saber que havia tanto lixo na praia.
Acho importantíssimo haver este tipo de consciencialização e alertar para um problema que pode afetar as próximas gerações.
Inclusivamente há estudos que mostram que já existem micropartículas de plástico que podem vir a interferir na nossa cadeia alimentar.
Estes problemas são fruto das nossas ações do dia-a-dia e é importante começar a mudar de hábitos”.

Nicolau von Rupp, vencedor da etapa do Porto em 2011

Penso que nós, os surfistas, devemos mostrar que se todos ajudarmos podemos fazer a diferença.
Se cada surfista, a cada surfada apanhar três a quatro peças de lixo vai fazer uma grande diferença ao final de um ano”.

Depois dos 100kg recolhidos na Ericeira, reforça-se assim o eixo fundamental da consciencialização e proteção das praias e ondas de Portugal, legado que a Liga Surf dá assim seguimento, perspetivando-se um impacto positivo de 1 tonelada de plástico recolhido no final das 5 etapas decorridas.

Texto: ANSurfistas
Fotos: ANSurfistas/Pedro Mestre

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta