Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Tradição de celebrar o S. João com uma corrida

O Douro foi ontem à tarde cenário da conferência de imprensa da 19ª Corrida de S. João Santander. Em antecipação ao evento que se realiza no próximo domingo, dia 17 de abril, a apresentação teve lugar na Douro Marina e o panorama da sala sobre o rio foi um dos destaques.

Jorge Teixeira deu início à cerimónia agradecendo ao município de Vila Nova de Gaia por querer dar continuidade à tradição de celebrar o S. João com uma corrida. Uma tradição que começou em 1990 e faz com que milhares de participantes comemorem um dos santos populares de Gaia de uma forma saudável.

Garantiu que Vila Nova de Gaia vai ter a notoriedade que merece e que esta edição vai permanecer na memória de todos os envolvidos.

Vila Nova de Gaia recebe a corrida este ano

A tradicional Corrida de São João atravessou o Douro e, este ano, vai correr-se em Vila Nova de Gaia, envolvendo a frente marítima e a margem do rio até ao Cais de Gaia.

O evento apresenta assim um novo percurso, com partidas e chegadas na zona pedonal de Canidelo, onde se poderá festejar esta quadra com martelinhos de S. João, oferecidos pela organização a todos os participantes.

Vai ser possível seguir os atletas

Ao dispor dos atletas que irão participar nos 15 km vai estar disponível o serviço de Live Tracking. Este permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas. Basta aceder ao meio e, ao pesquisar pelo nº do dorsal ou pelo nome do participante, pode localizar-se o progresso de um atleta, familiar ou amigo ao longo do percurso, permitindo ainda a partilha automática da evolução do participante nas redes sociais (facebook e twitter).

Jorge Teixeira anunciou que estão inscritos atletas de 13 nacionalidades, mas que esta é uma corrida com uma linha da frente portuguesa.

S. João

Elite nacional em peso

No plano dos atletas de elite já se pode contar com a presença de pesos-pesados do meio-fundo e fundo nacional, que estiveram presentes na conferência de imprensa. Para os 15 km estão confirmados os atletas do Sporting CP, José Moreira, Rui Pedro Silva e Hélder Santos, Daniel Pinheiro (Águias de Alvelos), Paulo Gomes (GDC Guilhovai), Rui Muga (Clube Académico do Mogadouro), Mónica Silva e Diana Almeida (Sporting CP).

Na Corrida de S. João ganha o João

Uma curiosidade acerca dos participantes é que na competição pelo santo mais representado este domingo, o João venceu com 85 atletas com o seu nome, seguido por Pedro, com 82 atletas e, por último, por António, com 76 atletas.

Caminhada para as famílias

Para além da corrida de 15 km, o evento conta com uma mini corrida/caminhada de 7 km, sem fins competitivos.

Vila Nova de Gaia aceitou o desafio

Guilherme Aguiar, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, referiu que o evento é um ícone no portefólio da Runporto. O município recebeu calorosamente o evento e quer fazer parte da história desta emblemática corrida, que continuará a ter uma fantástica paisagem. A qualidade da Corrida de S. João vai ajudar a posicionar Vila Nova de Gaia no calendário desportivo nacional e espera-se grande adesão da população.

Aniceto Simões foi homenageado

Aniceto Silva Simões, nascido em Lorvão a 8 de setembro de 1945, é um fundista português da geração de ouro, que passou vivíssima pelos anos setenta e oitenta do século passado, e foi um internacional português que se sagrou campeão em várias distâncias de fundo e meio-fundo.

No final da cerimónia, o atleta foi homenageado pela organização pelas mãos do diretor da Runporto. Aniceto Simões recordou comovido os seus tempos de atleta e deixou algumas palavras de apreço a Jorge Teixeira pelo seu gesto.

Pela primeira vez, este evento irá proporcionar aos atletas a oportunidade de espreitarem as margens do Douro do lado de Vila Nova de Gaia e festejarem esta emblemática e típica quadra numa manhã dedicada aos desporto e à saúde.

Texto / Fotos: Runporto

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta