100 Gás Trail Team a espalhar alegria e boa disposição

100 Gás

Os 100 Gás Trail Team surge em Julho de 2016 por união de 3 casais com o gosto pela corrida de montanha, em seguida junta-se um elemento da Cidade de Ourém que conhecemos numa prova.

Este elemento foi também crucial para o começo deste grupo de amigos uma vez que nutria um gosto ainda maior por esta modalidade.

Em 2018 é dado o passo maior para a criação da Associação 100 Gás Trail Team vocacionada essencialmente para a prática de trail embora englobe também a corrida, a caminhada e acão social.

E foi nesse sentido que OPraticante.pt os entrevistou, saber mais um pouco da sua história e de como um grupo de 7 pessoas, se transformou numa grande equipa, que recentemente foi coorganizadora do Trail da Ladeia, um evento de sucesso, de atletas para atletas.

Leia também

Leia também sobre o Trail da Ladeia em que os 100 Gás Trail Team foram coorganizadores

Trail da Ladeia, de volta com a sua beleza um ano depois

António Rodrigues “O meu corpo e a minha mente agradeceram”

Festa do Trail é no Trail da Ladeia

Página da equipa

Página do Campeonato Municipal de Trail de Ansião

100 Gás
Zé Dias e Sílvia Dias dois dos fundadores da Associação

Quais os elementos que formam o grupo do 100 Gás Trail Team?

Inicialmente eramos apenas estes 7 elementos que iniciaram os 100 Gás Trail Team com umas t-shirts rudimentares feitas por nós.

Posteriormente começamos a reunir um grupo cada vez maior de amigos já chegados e outros de diversas localidades por onde íamos passando, temos sócios desde os jovens até aos 70 anos, neste momento a associação tem cerca de 125 sócios, pagantes e não pagantes.

Foto de arquivo da equipa do 100 Gás Trail Team

Têm tido uma boa adesão de novos elementos ao Grupo?

Sim felizmente temos tido uma adesão enorme ao nosso grupo. Acho que de um modo geral as pessoas se revêm muito neste espírito e precisam também de viver a vida de uma forma divertida e com saúde.

Como é que definem a zona onde estão inseridos?

Os 100 Gás Trail Team tem sede em Ansião, concelho com muita aderência a esta modalidade até pelas características geográficas onde está inserida (maciço da Sicó).

Zona onde se realizam várias provas de trail com reconhecimento a nível nacional, de salientar o trail da Ladeia em Alvorge onde por convite do Nuno Simões sócio da equipa e principal dinamizador do trail da Ladeia fazemos parte da organização por uma parceria oficializada entre ambas as partes.

Embora num geral os 100 Gás Trail Team fazem parte da região centro tal é o número de sócios de diversas localidades, nomeadamente Ourém, Figueiró dos Vinhos, Abiul, Pombal, figueira da Foz, etc…

Trail da Ladeira

Que tipo de eventos o 100 Gás Trail Team participa e organiza?

Os 100 Gás Trail Team participam em provas de trail, corrida e caminhada um pouco por todo o país.

De salientar as provas de cariz solidário onde fazemos questão de comparecer em massa, se é para ajudar os 100 Gás Trail Team estarão sempre presentes porque se todos ajudarem é sempre mais fácil.

Todos os anos organizamos um trail convívio e caminhada totalmente gratuito e onde qualquer um pode doar um contributo para os Bombeiros Voluntários de Ansião, serve também para promover o espírito de convívio e camaradagem entre praticantes desta modalidade.

O 100 Gás Trail Team tem atletas federados?

Sim temos alguns atletas federados que poderão competir no campeonato municipal de trail, embora todo o processo desta modalidade ainda se encontra um bocado em exploração.

Não quisemos para já criar nenhuma equipa para competir propriamente dito, uma vez que o espírito inicial a que nos propusemos foi o do convívio e da camaradagem.

Embora de salientar que temos muitos atletas que já conquistaram inúmeros prémios individuais a nível nacional e ajudaram a associação a conquistar muitos outros a nível coletivo.

Que tipo de apoio têm recebido da Câmara Municipal e das empresas?

A Câmara de Ansião tem desde há muito tempo um papel importante na ajuda ás associações do Concelho da melhor maneira possível e neste momento o executivo continua a apoiar nomeadamente num subsidio anual e estão sempre disponíveis para nos ouvir e ajudar no que podem.

Foi também disponibilizado um espaço no antigo campo de futebol em Ansião para criarmos a nossa sede, que com a colaboração em massa dos nossos sócios transformamos num espaço agradável para todos.

Em relação às empresas sabemos que neste momento não está fácil para ninguém mas temos esperança que as empresas sabendo aquilo que fazemos e como nos dedicamos que nos continuem a ajudar.

Desde já agradecer a todos os nossos patrocinadores num geral pelo excelente apoio que nos têm dado.

De que maneira esta modalidade poderá potenciar o Concelho?

Esta modalidade pelas suas características que primeiro estranha-se e depois entranha-se, é viciante no bom sentido, quem faz uma vez quer sempre mais.

O Concelho já está a ganhar com esta modalidade, uma vez que com as provas que existem e nomeadamente o Campeonato Municipal de trail de Ansião têm originado a visita ao Concelho de milhares de atletas.

Atletas que muito têm contribuído economicamente para o aumento da economia do concelho, ajudado a conhecer as suas terras e as suas gentes, é este o poder do associativismo e de quem o pratica.

100 Gás

Em termos futuros, quais as perspetivas?

Para já é muito imprevisível poder fazer planos para o futuro, embora tenhamos já em pensamento mais algumas provas semelhantes como a anterior.

Gostaríamos muito de este ano poder fazer o nosso convívio anual em Dezembro.

Temos também vontade de criar novos trilhos e outros motivos de interesse para que as pessoas se desloquem cada vez mais á nossa terra.

Conhecer o que muito bem tem sido feito por todas as associações num geral, o que ainda poderá ser feito numa zona tão bonita e com tanto para oferecer a todos, porque como o lema dos 100 Gás diz “ JUNTOS SOMOS FORTES”, protejam-se.

Parceiros

Deixe uma resposta