“2º Cross Trail SFLUR 2014…. Eu fui… e irei em 2015…”
A segunda edição do Cross Trail SFLUR, coletividade sediada em Ribeira Ruiva, concelho de Torres Novas, teve inicio ás 10H00 do passado dia 23 de novembro.
Com a partida marcada para pleno Largo do Anjo, foi o soar do sino, da pequena capela, que deu o sinal de partida dos participantes da prova principal (20 km) e da caminhada (10 km).
À sua espera, a centena de atletas da prova principal, tinham cerca de 20 kms de um percurso misto e equilibrado, com trilhos técnicos, típicos do Trail, alternando com estradões onde a velocidade poderia fazer a diferença.
As características únicas da prova, prendem-se com a envolvente ambiental, daí seria de esperar, vales, pequenas ribeiras, charcos e lama … muita lama, aliás, ou não tivéssemos nós, em pleno sopé da serra D’Aire e Candeeiros, ladeados pelas margens do rio Almonda.
Com as condições climatéricas a ajudar, bastaram os primeiros quilómetros de prova para isolar um grupo de três atletas no sector masculino, que assim permaneceram até final da prova. E foi já em plena reta da meta, numa disputa decidida ao sprint, que Ricardo Moreira (UDR Zona Alta), com 1h 22m 10s, alcançou dois segundos de vantagem sobre António Silvino (AC São Mamede) e cinco segundos sobre Luís Cancela (União de Tomar), completando assim o pódio masculino.
Já no sector feminino, a prova foi mais inconstante, apesar das atletas do pódio terem chegado isoladas à meta. A primeira classificada e vencedora da edição anterior, foi Anabela Remédios (AC São Mamede), com 1h 43m 53s, seguida de Cármen Henriques (aminhacorrida), com 1h 46m 12s, completando o pódio a jovem Marta Noval (aminhacorrida), com o tempo de 1h 55m 25s.
Em suma, o 2º Cross Trail da SFLUR, pautou pelo clima de simpatia entre os atletas e as “gentes” das Ribeiras, e demonstrou que é possível realizar provas de forma a visar a comunhão entre as pessoas, a natureza o desporto, ou não fosse este, o principal objetivo de quem se propõem organizar.
“2º Cross Trail SFLUR 2014…. Eu fui… e irei em 2015…”
Texto de: Duarte Ribeiro
Fotos de: Pedro Neves / Rúben Gomes