44CUP DE VELA, CIRCUITO MUNDIAL REGRESSA A CASCAIS
Alguns dos melhores velejadores do mundo estarão em competição na 44Cup em Portugal
Esta semana, a 44Cup regressará a Cascais, para o segundo evento de umas das principais competições mundiais de vela.
As regatas para os oito barcos de alto desempenho acontecerão de quinta a domingo (11 a 15 de Maio), naquele que é considerado um dos melhores planos de água no mundo para a vela.
Texto: Federação Portuguesa de Vela
Foto: Martinez Studio / RC44 Class
44Cup em Cascais, umas das principais competições mundiais de vela
Os RC44 são barcos de alta competição, com os cascos construídos inteiramente em carbono e velas de última geração, o que os torna extremamente rápidos a velejar em todas as condições de vento e mar.
O barco trata-se de um modelo ‘One-design’, isto é, todos iguais, o que assegura a equidade competitiva entre todos os barcos.
Este projeto foi idealizado por Russel Coutts, velejador que venceu quatro vezes a América’s Cup, a mais emblemática prova de vela do mundo.
Este circuito, que conta com cinco provas em cinco países distintos, tem a particularidade de os timoneiros terem que ser os próprios donos do barco.
Não poderem ser profissionais por eles contratados, o que significa que, na prática, quem vai ao leme são amadores, que integram nas suas tripulações alguns dos melhores velejadores profissionais do mundo.
O campo de regatas de Cascais é conhecido pelas excelentes condições climatéricas e um dos preferidos da Classe RC44.
“Cascais está para a vela ou como Monza para a Fórmula1”
Como salientou o italiano Vasco Vascotto, tático do “Charisma” nesta edição, “o campo de regatas de Cascais está para a vela, como Kitzbühel está para a prática de esqui e como Monza para a Fórmula1”
Os ventos fortes e as grandes ondas oceânicas permitem que as tripulações naveguem os seus RC44s a mais de 20 nós (40km/h) de velocidade a favor do vento.
“É uma das melhores áreas de vela que se pode imaginar e o Clube é muito bom.
O que há para não gostar?” explica o proprietário do “Charisma”, Nico Poons.
Para estes dias esperam-se regatas muito renhidas entre as oito equipas.
Por enquanto, a equipa “Ceeref powered by Hrastnik 1860” lidera a frota, depois de ter vencido a primeira prova do circuito em Lanzarote, em fevereiro, mas é seguida de perto pelo “Team Nika” e pela “Artemis Racing”, em terceiro.
Os campeões do circuito na edição passada, a equipa “Aqua de Chris Bake”, está atualmente em sexto da geral, após um início de temporada inconsistente, o que demonstra a grande competitividade entre todos os participantes.
Nenhum velejador português em competição
Portugal não terá nenhum velejador português em prova, no entanto existem dois portugueses ligados a duas equipas:
- O velejador Olímpico português Álvaro Marinho acompanhará a equipa Charisma, enquanto treinador (contratado mais pelo aspeto tático da regata, por ser “local” tem mais conhecimentos à partida das tendências do campo de regatas – correntes, tipo de onda, direção e intensidade do vento, etc)
- Pedro Sacramento das Neves faz parte da equipa de terra – equipa responsável por toda a logística, montagem e manutenção dos barcos – da Black Star Sailing Team
Este campeonato conta com os apoios do Turismo de Portugal, Visit Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Vela, Marina de Cascais, Vista Alegre e a Sailors For The Sea – Portugal, uma associação não governamental que pretende contribuir para a sustentabilidade dos oceanos e mares.