67 NACIONALIDADES REPRESENTADAS NA MARATONA DO PORTO

Maratona do Porto

A 18ª edição da EDP Maratona do Porto foi apresentada em Conferência de Imprensa no Palácio da Bolsa.

O evento realiza-se a 6 de novembro, com partida marcada para as 8h junto ao Sea Life Porto, e o percurso desenrola-se, este ano apenas pelas cidades do Porto e Matosinhos.

A organização começou por apresentar todas as novidades e detalhes sobre a edição deste ano da prova, que engloba a EDP Maratona do Porto, com 42 km de extensão, a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis, com 10 km, e ainda a EDP Fun Race, com 6 km.

Leia também

MENOS DE UM MÊS PARA A MARATONA DO PORTO

Maratona do Porto pertence à World Athletics com o selo Road Race Label

Tiago Teixeira, da Runporto, começou por destacar que a EDP Maratona do Porto pertence à World Athletics com o selo Road Race Label, é certificada pela AIMS, o seu percurso é homologado e faz parte do calendário de provas oficias da Federação Portuguesa de Atletismo.

Prova da importância deste evento a nível internacional é o leque de atletas de elite, nacionais e internacionais, que irão competir pelos primeiros lugares da EDP Maratona do Porto e da APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis.

67 Nacionalidades representadas no evento

Anualmente, milhares de participantes viajam até ao Porto e ficam rendidos a todos os seus encantos. Este ano, estão, para já, inscritos atletas de 67 países nesta clássica corrida de 42,195 m, sendo que 36% dos inscritos são atletas estrangeiros.

Esta diversidade cultural em torno do desporto marca, desde logo, um dos fatores identitários e promocionais do evento e do destino.

Expo Maratona do Porto recebe todos os participantes

A Expo Maratona do Porto é o local preparado para bem receber os atletas que chegam para um fim-de-semana de lazer e competição.

Está localizado no Centro de Congressos da Alfândega do Porto nos dias 4 e 5 de novembro, entre as 10h e as 19h.

No seu programa inclui também a Pasta Party, uma refeição de massas própria para os atletas, no dia 5 de novembro, entre as 12h e as 17h, e ainda um concerto de fado no dia 5 de novembro pelas 17h.

Evento solidário

A APO Family Race, sempre agregada à Maratona do Porto, será pelo quarto ano realizada também como uma corrida solidária, pois vai integrar a Corrida dos Ossos Saudáveis e, neste âmbito, serão angariados fundos para colocar à disposição da Associação Portuguesa de Osteoporose.

Será também promovida a campanha solidária: “Corra com a Soc. Com. C. Santos para “carregar” uma Mercedes eSprinter de brinquedos”.

A Sociedade Comercial C. Santos e a organização da EDP Maratona do Porto estão a unir esforços para dar mais alegria às crianças e jovens que mais precisam.

O representante Mercedes-Benz e smart e a Runporto querem “carregar” um Mercedes-Benz eSprinter 100% elétrico de brinquedos para a ONGD (organização não-governamental para o desenvolvimento) GASPORTO ceder às crianças e jovens a que dá apoio.

O objetivo é que os participantes entreguem brinquedos (em condições de funcionamento) na Expo Maratona (Centro de Congressos da Alfândega do Porto).

Maratona do Porto

Magnífico percurso

A prova conta com um magnífico percurso, este ano a desenrolar-se pelas cidades do Porto e Matosinhos. Esta alteração ao percurso deve-se a dois motivos.

Primeiro, o tabuleiro inferior da ponte Luís I entrou, em outubro, em obras e a intervenção irá durar alguns meses.

Por esta razão, não será possível atravessar para o lado de Vila Nova de Gaia, pois a Ponte Luís I é a única que permite a passagem ao nível do percurso da prova.

Por outro lado, no local onde habitualmente se localiza a chegada do evento, o Queimódromo, está neste momento instalado o Centro de Vacinação e Testagem do Covid-19, impossibilitando a sua ocupação com a estrutura da chegada das provas.

É uma aposta que fazemos no atletismo há mais de 25 anos”, Diana Horta e Costa (EDP)

Em representação do patrocinador principal, Diana Horta e Costa apresentou o novo conceito específico para o atletismo EDP Run for tomorrow e salientou que “queremos que este seja um propósito que nos vai guiar nos próximos anos”.

Jorge Pereira, da Associação Portuguesa de Osteoporose (APO), afirmou que “o espírito das pessoas se agregarem para correrem ou caminharem juntas é muito bom para a saúde não só do osso, mas também a saúde mental da sociedade”.

A marca desportiva Joma criou umas sapatilhas exclusivas e especialmente desenhadas para a Maratona do Porto 2022. Mónica del Arco, Diretora de Marketing da Joma, revelou que “estas sapatilhas têm a tecnologia que permite que o desportista se preocupe apenas do principal, alcançar as suas metas, desfrutar das sapatilhas e também das camisolas que vão ser oferecidas a todos os finishers”.

“Esta corrida é muito mais que uma corrida”

Este eventos, também desportivos, ajudam na atratividade da região”, Luís Pedro Martins (Turismo Porto e Norte)

O Presidente do Turismo Porto e Norte referiu que “o Porto e Norte está com grande satisfação envolvido, pela capacidade de internacionalização deste evento, que é bem notório”.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados.

A Runporto e o IPDJ trabalham em conjunto para promoverem a prática de atividade física e a adoção de um estilo de vida saudável.

Esta corrida é muito mais que uma corrida, tem as 3 dimensões, o que permite desde logo efetivar o que é uma das missões do IPDJ, promover o desporto para todos, o desporto inclusivo”, Vítor Dias (IPDJ)

Vítor Dias, Diretor Regional Norte do IPDJ, fez ainda questão de transmitir que “esta maratona tem todas as condições para ser um sucesso”.

Vila Nova de Gaia recebe desde 2004 a EDP Maratona do Porto na sua marginal do rio Douro, entre a ponte Luís I e a Afurada. N

o entanto, devido aos condicionamentos no tabuleiro inferior da ponte Luís I, este cenário não será possível.

Mesmo assim, o município não deixou de estar representado por Mário Duarte, Diretor do Departamento de Desporto.

O evento é uma fonte muito interessante de turismo”, Vasco Pinho (Câmara Municipal de Matosinhos)

Para o Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos “esta prova insere em si, além de uma natureza desportiva, uma natureza de inclusão do desporto como forma efetiva de catapultar aquilo que melhor se faz nas nossas autarquias”.

Vasco Pinho mencionou que “Matosinhos gosta de receber a Maratona, sente-se bem em receber a Maratona”.

Maratona do Porto

“Porto visto como cidade do desporto”

Queremos que o Porto seja visto como cidade do desporto”, Catarina Araújo (Câmara Municipal do Porto)

A Câmara Municipal do Porto foi representada pela sua Vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, que reconheceu que se tem trabalho para “fazer do Porto um destino estratégico e assumir o Porto como um destino de atração de grandes eventos desportivos” e admitiu que “é um prestígio para a cidade do Porto poder continuar a receber a Maratona do Porto”.

O diretor do evento, Jorge Teixeira, aproveitou a ocasião para agradecer a confiança dos patrocinadores, parceiros e municípios envolvidos na EDP Maratona do Porto.

Revelou ainda a imagem do cartaz da 19ª EDP Maratona do Porto, que se irá realizar em 2023.

As inscrições estão disponíveis aqui.

Parceiros

Deixe um comentário