7º Aniversário comemorado com Trail Run
O Grupo 234 Beja da Associação dos Escoteiros de Portugal, no âmbito das comemorações do seu 7º aniversário, promoveu o 1º TrailRunEscoteiros de Beja no passado dia 23 janeiro.
Em 18 janeiro 2009 iniciou-se o grupo, sete anos passaram, muitos entraram, alguns foram saindo. O Miguel alisava varas, agora é Chefe. Outros eram Lobitos e agora são Caminheiros. E agora organizam grandes eventos. Tiveram cerca de 150 atletas inscritos no TrailRun 2016 e, é oficial, a prova tornou-se internacional: tiveram 2 espanhóis inscritos smile emoticon.
A todos os Lobitos, Escoteiros, Exploradores, Caminheiros, Dirigentes, Pais e Mães, enfim, a todos os que tornaram e tornam este projeto possível o obrigado de todos os participantes pela excelente jornada desportiva proporcionada.

Composta por três distâncias possíveis – 47km, 22km e 13km, foi apadrinhada pelos atletas internacionais Filipa Elvas (única mulher a concluir a Maratona da Muralha da China em 2013 (1º lugar), 1º lugar na Maratona Polar Circle (Gronelândia) em 2013, 3º lugar na Maratona do Deserto do Atacama em 2014) e Pedro Rui Silva (2016 Gold IRONMAN AllWorld) que participaram, respetivamente, nas provas Trail Curto (13 km) e Trail Longo (22 km) tendo Pedro Rui Silva ficado em 1º lugar da geral, e da faixa etária 35M, nesta que foi a sua primeira prova de Trail.
A prova decorreu em trilho agrícola passando pelas aldeias de Penedo Gordo, S.ta Clara de Louredo, Cabeça Gorda, Salvada, Padrão e Vila Azedo, onde estavam postos de abastecimento de líquidos e sólidos para os atletas assim como os postos de controlo de passagem assegurados pela Associação de Atletismo de Beja.
Dadas as características orográficas, ao longo de suaves colinas, por oposição a provas em regiões mais montanhosas com subidas e descidas muito acentuadas, esta não apresentava grande dificuldade técnica, ou assim acharam os atletas mais experientes, dadas estas pré condições, que planearam fazer uma prova rápida. Foram no entanto confrontados, logo desde o início com troços de lama tipo barro que, por se agarrar firmemente ao calçado, acrescentava um peso não negligenciável ao atleta mas também o obrigava a retrair o passo para evitar escorregar e cair.

Percurso muito bem marcado, muitas pessoas da organização por todo o percurso, bons abastecimentos e no final comida quente e massagens, completaram o que foi um êxito esta primeira edição.
O comentário geral dos atletas foi de apreço e reconhecimento por uma prova bem organizada na belíssima paisagem de Beja com muitos a demonstrar intenção de voltar para a segunda edição do TrailRun Escoteiros de Beja que tem já data marcada para o dia 21 janeiro 2017.
Clique aqui e visualize na página Facebook do TrailRun Escoteiros de Beja, as classificações finais assim como todas as outras informações e fotos.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Filipe Campêlo
Fotos: Grupo 234 Beja / Tobyphoto