ROLLER DANCE ORGULHO NA PATINAGEM ARTÍSTICA
Nos dias 17 e 18 de outubro realizou-se o V Torneio de Mira de Patinagem Artística na especialidade Patinagem Livre, sendo organizado pela Associação Desportiva de Mira- ADM, sendo a treinadora principal do clube anfitrião Marta Neves.
Toda a equipa da ADM acolheu todos os atletas respeitando as normas, horários e logística de forma agradável e com bastante desportivismo, tendo a presença de 260 atletas nacionais e internacionais e a participação dos Juízes da Associação de Leiria, Açores e Aveiro, para a realização das provas.
V Torneio da Associação Desportiva de Mira
O passado dia 18 de outubro foi marcado pela alegria, emoção, orgulho e celebração.
Cinco atletas representaram a Associação Roller Dance de Patinagem de Arganil em Mira.
Regressaram com medalhas, sendo 3 de ouro e duas de prata.
As jovens atletas locais da escola de Patinagem Roller Dance – Arganil/Sarzedo estiveram no V Torneio organizado pela associação Desportiva de Mira – ADM, regressando à casa com medalhas ao peito.
É com muita dedicação, esforço e espírito de equipa que as patinadoras mostraram de forma individual que o trabalho árduo e a paixão pela patinagem são capazes de transformar sonhos em conquistas reais.
As vitórias não representam apenas o talento individual e cada atleta, mas também o apoio das famílias, da treinadora, dos seccionistas e direção que acompanham cada passo desta jornada.
Resultados
1º Lugar – Thaíssa Brito Marques – Escalão Benjamim – Pré-competição A: consagrou-se campeã. Com apenas 9 anos, tem demonstrado uma evolução fantástica e alcançado ótimos resultados.
Em maio deste ano, conquistou o 2º lugar no Torneio Primavera realizado na Covilhã, organizado pela Associação de Patinagem de Coimbra – APC.
Foi também campeã por dois anos consecutivos no Torneio da Cidade de Coimbra, organizado pelo Clube Vigor da Mocidade.
No V Torneio da ADM, subiu novamente ao lugar mais alto do pódio e trouxe a medalha de ouro para casa.
2º Lugar – Adelaide Cardinal – Escalão Iniciado – Pré-competição A: realizou a prova e conquistou o 2º lugar. Foi a sua primeira medalha em torneios, dando-lhe ainda mais motivação para continuar.
2º Lugar – Cristiana Castanheira – Escalão Cadete – Pré-competição A: conquistou a medalha de prata com muita alegria e merecimento, subindo ao pódio pela primeira vez.
1º Lugar – Thamíris Brito Marques – Escalão Iniciado – Pré-competição B: realizou uma excelente prova e conquistou o título de campeã.
Ao longo do ano, evoluiu de forma evidente na parte técnica, conquistando mais um ouro. Em junho, no Torneio da Cidade de Coimbra, ganhou a medalha de bronze, mostrando o seu progresso contínuo.
1º Lugar – Salomé Marcelo – Escalão Sénior – Pré-competição B: conquistou a medalha de ouro. Com mais experiência em provas, melhorou o resultado em relação ao bronze que tinha ganho anteriormente no Torneio da Cidade de Coimbra.
Declarações da Treinadora
A Treinadora e Fundadora da Associação Roller Dance de Patinagem, Adriana Brito, referiu que:
“Com amor, dedicação e comprometimento é possível ter resultados, entretanto, é fundamental uma base estrutural e apoio consistente à patinagem, seja ela monetária (patrocínios, doações) para que possamos investir nos treinos e espetáculos e similarmente nas boas condições arquitetónicas, bom material, seguido de condições de zelo e reconhecimento aos atletas que levam o nome da nossa terra com todo o orgulho seja onde for.
Penso que as nossas atletas de patinagem e também em outras modalidades, merecem um reconhecimento local, mesmo que de forma simbólica, para motivar a juventude que tanto se dedica ao desporto.”
A treinadora salienta que a patinagem artística exige muito empenho e comprometimento.
É um desporto minucioso, cheio de detalhes regulamentados, que exige rigor tanto na técnica como na parte artística.
Por isso, é fundamental começar cedo na patinagem artística.
Assim, as atletas constroem bases sólidas, desenvolvem melhor as competências práticas e técnicas, e conseguem resultados evidentes no futuro.
As patinadoras seguem ainda mais motivadas para continuar os treinos e enfrentar novos desafios, com o objetivo de evoluir cada vez mais, levando o nome da nossa terra sobre rodas.


