RODRIGO JESUS O NOVO LÍDER, AFONSO FALCÃO VENCE

Rodrigo Jesus

Rodrigo Jesus - Foto: Fábio Mestrinho / FPC

Nas contas para o ranking, é Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo) quem assumiu a liderança da Taça, depois de ter sido segundo classificado no contrarrelógio individual.

A Taça de Portugal de Juniores 2026 prosseguiu este domingo, com a segunda prova do 11.º Troféu José Poeira, onde a vitória foi para Afonso Falcão (Landeiro | Matinados | Matias&Araújo), que se revelou o mais forte na chegada a Odemira.

Leia também

YOAV LEWIN VENCEU O CONTRARRELÓGIO

Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Rodrigo Jesus
Foto: Fábio Mestrinho / FPC

Um desafio bem diferente, uma corrida em linha que prometia

Após as primeiras pedaladas na Zambujeira do Mar, o pelotão enfrentou um desafio bem diferente, com uma corrida em linha que prometia maior imprevisibilidade.

A segunda jornada da Taça para os Sub-19 partiu do Farol de Vila Nova de Milfontes, seguindo em direção ao interior do concelho, com meta em Odemira, após um percurso de 129,4 quilómetros.

Logo aos cinco quilómetros surgiu a primeira tentativa de fuga. E vários corredores foram tentando isolar-se.

Só aos 82 quilómetros houve mais consistência, com um quarteto que chegou a dispor de 01m50s sobre o pelotão.

Mas a reação foi imediata, passando novamente a compacto.

Aos 97 quilómetros, outros quatro corredores ainda conseguiram destacar-se.

Mas uma queda envolvendo Ryan O’Shaughnessy (Picusa Academy), então terceiro classificado do ranking, reduziu esse grupo a três elementos.

Francisco Cardoso e Rodrigo Jesus, da Academia Efapel de Ciclismo – ambos também entre os principais nomes da geral –, a seguirem na frente, sendo que Rodrigo Jesus era segundo no ranking à partida.

A corrida manteve-se imprevisível até aos quilómetros finais, com novo reagrupamento aos 109 quilómetros.

Afonso Falcão – Foto: Fábio Mestrinho / FPC

Mas foi Afonso Falcão quem levou a melhor

Foi já dentro da fase decisiva, que se formou a fuga que viria a ser determinante, com:

Itamar Segal (Picusa Academy), Afonso Falcão e Mateus Nazaré (LA Alumínios / Vila Galé / Marcos Car / Matos-Cheirinhos) a ganharem vantagem sobre o pelotão.

Afonso Falcão foi quem levou a melhor, impondo-se e vencendo esta segunda prova da Taça de Juniores, com o tempo de 03h21m34s.

Itamar Segal foi segundo classificado, a 2 segundos, enquanto Mateus Nazaré (LA Alumínios / Vila Galé / Marcos Car / Matos-Cheirinhos) completou o pódio.

Rodrigo Jesus
Pódio – Foto: Fábio Mestrinho / FPC

O pelotão chegaria pouco depois, comandado por Rodrigo Jesus, que terminou em quarto lugar.

O até então líder do ranking, Yoav Lewin (Picusa Academy), foi sétimo classificado, confirmando as alterações na geral.

Rodrigo Jesus lidera a Taça de Portugal de Juniores após a segunda prova

Terminada a segunda prova, a classificação geral da Taça de Portugal de Juniores passou a ser liderada por Rodrigo Jesus, com 120 pontos.

Seguido por Yoav Lewin e Itamar Segal, ambos com 115 pontos, mantendo a luta em aberto.

Por equipas, a vitória na etapa sorriu à Picusa Academy, que também está no comando do ranking coletivo, após as duas provas.

A Taça de Portugal de Juniores prossegue nos dias 2 e 3 de maio, com a terceira e quarta provas, em Penafiel e Fafe, respetivamente.

Locais onde se espera nova disputa intensa entre os principais protagonistas desta edição.

Parceiros

Deixe um comentário