AFONSO EULÁLIO GANHA TEMPO E SEGAERT VENCE
Foto: Team Bahrain Victorious
Afonso Eulálio voltou a ser protagonista na Giro d’Italia, vestiu novamente a camisola rosa e reforçou a liderança numa etapa em que o pelotão parecia condenado à rotina… até o português decidir agitar a corrida.
Na 12ª etapa, entre Imperia e Novi Ligure, tudo indicava um dia calmo, com final ao sprint. Mas Eulálio leu bem o momento, atacou a 13,4 km da meta e ganhou seis segundos de bonificação no sprint intermédio. Com esse movimento, baralhou a geral e aumentou a vantagem para 33 segundos sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard, segundo classificado e um dos grandes favoritos à vitória final.
Fonte: Isabel Jesus // OPraticante.pt
Leia também
NARVÁEZ VENCE, EULÁLIO CONTINUA DE ROSA
Dia “Perfeito” para a Bahrain
A Bahrain viveu um dia cheio de confiança e leitura tática. A vitória de etapa acabou por sorrir a Alec Segaert, mas o coletivo também saiu claramente a ganhar, com Eulálio a assumir o controlo da corrida no momento certo.
“Dia perfeito. Não estava planeado, mas vimos espaço e atacámos”, explicou o português, satisfeito com a execução da estratégia.
O ataque no sprint intermédio acabou por trazer segundos preciosos e confirmou a coragem da equipa em mexer na corrida mesmo sem obrigação de o fazer.
“Os 33 segundos não vão chegar…”
Apesar de liderar a geral, Eulálio mantém o discurso realista e já olha para o que falta.
“Os 33 segundos não vão chegar… o Jonas Vingegaard já ganhou duas Voltas a França e é muito forte. Para os outros… veremos”, admitiu sem rodeios.
O português sabe que a montanha vai ditar tudo e que a margem atual pode não resistir aos ataques dos favoritos.
Um balneário em grande momento
A Bahrain vive um ambiente positivo e solto, reforçado ainda mais pela vitória de Alec Segaert, colega de quarto de Eulálio.
“Dormir ao lado do Afonso deu-me energia para atacar”, brincou o belga depois de conquistar a etapa.
Eulálio também destacou a química da equipa e o ambiente leve dentro do grupo, onde a competitividade não apaga a boa disposição.
Rumo à decisão na montanha
Com mais um dia superado de rosa, Eulálio volta agora as atenções para a alta montanha, onde o Giro d’Italia vai entrar na fase decisiva.
Os principais favoritos vão atacar sem margem para erros e o português terá de defender a liderança frente a especialistas da montanha.
Por agora, Eulálio continua a escrever uma das histórias mais inesperadas desta edição… e a manter Portugal no centro da corrida.



