Afonso Antunes obtem o segundo maior score
Afonso Antunes
Arranque da seleção portuguesa deixa boas expetativas para o Mundial de Surf Júnior
Competição decore até 1 de outubro, em Hyuga, Japão

Afonso Antunes obtêm segundo maior score do último dia
O Mundial de Juniores arrancou neste domingo, na praia de Hyuga, no Japão. Portugal enfrenta mais de 40 seleções com uma equipa forte e unida.
A boa prestação nestes primeiros heats de prova, contribuiu para a armada lusa levar nove atletas para a frente da competição e três surfistas preparam-se para dar luta nas repescagens.
Afonso Antunes destacou-se ao obter o segundo maior score do último dia.
A competição começou com bons resultados para os lados da equipa portuguesa.
Afonso Antunes brilhou na sua bateria e terminou com o segundo melhor score desta primeira ronda (17,33 pts).
O atleta Joaquim Chaves terminou em segundo lugar nos dois heats com as primeiras baixas para Portugal a surgirem depois de Guilherme Ribeiro e João Vidal serem levados para as repescagens.

Na categoria feminina, Mafalda Lopes derrotou a equatoriana Shania Torres e está próxima fase, tal como Francisca Veselko que se prepara para disputar o primeiro lugar com Kana Nakashio, Juliette Lacome e Saffi Vette.
Atletas Sub 18
Nos sub18, João Moreira terminou em segundo, com 11.13 pontos e Francisco Almeida passou para a terceira ronda após ter vencido a sua bateria com uns grandes 15,10 pontos.
Gonçalo Vieira alcançou bons resultados nas suas provas e também se encontra na segunda fase da competição.
Já Tomás Ribeiro encontrou um inspirado Noah Hill mas conseguiu virar o heat com as suas duas últimas ondas, passando em segundo atrás do norte-americano.
Perdeu na segunda ronda contra Jonas Tawharu (Nova Zelândia) e Zouhir Sélyann (Marrocos).
Camila Costa alcançou um score de 7.96 pts na bateria e compete agora no sexto heat da segunda ronda.

Matilde Passarinho também se destacou e vai disputar ondas com a japonesa Minori Kawai, Valentina Resano, da Nicarágua, e Uhaina Joly, da seleção francesa.
Primeiros dias positivos para Portugal
“Estes dois primeiros dias foram positivos para Portugal.
Apresentámos um bom nível de surf e, de uma maneira geral, estamos a competir bem.
Temos três atletas nas repescagens mas todos eles com boas perspectivas de seguirem em frente.
Amanhã (terça feira) vai ser um dia com ondas mais pequenas mas depois o mar deve subir, situação que nos agrada para o resto da semana”, comenta David Raimundo, selecionador nacional de surf.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Fotos: Ben Reed