Famalicão Joane atinge a maioridade
No passado domingo 24 de setembro 2017 foi o dia de festejar a maioridade da corrida que liga a cidade Vila Nova de Famalicão à freguesia de Joane.
18º Famalicão Joane
Este ano realizou-se a sua 18ª Edição, numa organização da Associação Teatro Construção.
Trata-se de uma prova muita acarinhada pelos atletas que desfrutam de um percurso linear de 12 km e pela população local que não perde à oportunidade de realizar uma caminhada domingueira desde Requião (6 km) ou Vermoim (4 km) até Joane ou ainda pelos entusiastas da bicicleta que também têm oportunidade de participar neste evento com um Tour Bike com um percurso de 12 km.
A prova reuniu cerca de 850 atletas na corrida e centenas de participantes na caminhada e no Tour Bike numa manhã solarenga que se reuniram para participar na 18ª edição do Famalicão-Joane.
A prova de atletismo teve partida em Vila Nova de Famalicão e segue pela Nacional 206 até Joane.
Visto tratar-se de um percurso linear, a Organização disponibiliza transportes paras os atletas se deslocarem da chegada para a partida.
Uma luta renhida no setor masculino
O início da corrida estava marcado para as 10h15 e desde logo ficou marcada pela competitividade masculina.
Desde os primeiros quilómetros antevia-se uma luta renhida entre Francisco Rodrigues do Sporting Clube de Braga e Vítor Oliveira do Maia AC, tendo o atleta do Braga vencido a corrida apesar de ambos terem terminado com o mesmo tempo oficial de 38min25seg. Tiago Costa, do Sporting Lisboa e Benfica foi o terceiro classificado a apenas 38 dos dois primeiros.
Vantagem folgada de Doroteia Peixoto na conquista da vitória
Do lado feminino Doroteia Peixoto, do Amigos da Montanha, que já venceu esta prova por duas vezes (2008 e 2014) obteve este ano a sua terceira vitória, com quase um minuto de vantagem (42min18seg) sobre Ana Lopes, a segunda classificada com 43min57seg. Vanessa Carvalho do Sporting Clube de Braga foi o terceiro elemento feminino a completar o pódio.
O percurso não é dos mais difíceis sendo os primeiros 6 km a maior dificuldade, depois o trajeto é um misto de subidas e descidas ligeiras.
Já bem perto do final os atletas confrontam-se com uma subida acentuada de cerca de 500 mts, para finalmente terminar com uma reta plana de 200 mts.
Associação Desportiva de Amarante no top 30 nos escalões sénior, veterano I e III
Nesta prova a Associação Desportiva de Amarante (ADA) teve três representantes Carlos Queirós, 28º classificado no escalão sénior com o tempo de 46min37seg, José Rocha 22º classificado no escalão Veteranos III com o tempo de 48 min34 seg e Miguel Queirós, 24º classificado Veteranos I com o tempo de 49min53seg.
Podem ser visualizadas mais fotos da autoria de Davide Pinheiro Álbum I, Álbum II, Álbum III e do Município de Famalicão Álbum I.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Davide Pinheiro
Fotos: Davide Pinheiro e Município de Vila Nova de Famalicão