Pólo aquático internacional em Rio Maior

Pólo aquático

Entre os dias 6 e 8 de outubro a Piscina Olímpica de Rio Maior vai receber mais uma competição internacional de Pólo Aquático.

As selecções de Portugal, Ucrânia, Lituânia e República Checa vão jogar entre si, num dos grupos de qualificação para o Campeonato Europeu que se vai disputar em Barcelona.

Rio Maior volta a ser palco de uma importante competição, depois de em 2015 ter recebido a qualificação para o Campeonato Europeu de Pólo Aquático, com as selecções femininas de Portugal, Croácia, Suiça e Grécia.

No Europeu de Barcelona, que decorrerá entres os dias 14 a 28 de julho de 2018, estarão 16 países distribuídos por 4 grupos de 4 equipas.

Pólo aquático

Pólo Aquático português com aspirações para o Campeonato Europeu

Pela primeira vez Portugal ocupa um lugar no ranking Europeu que lhe permite aspirar legitimamente a um desses 16 lugares da elite do pólo aquático.

A organização será da Federação Portuguesa de Natação e Liga Europeia de Natação, contando com a parceria da Desmor e da Câmara Municipal de Rio Maior.

O presidente da FPN, António Silva, assumiu que “o objetivo passa pela qualificação para o Campeonato da Europa Barcelona 2018 de uma seleção masculina de Polo Aquático que, a acontecer, será a primeira vez no nosso historial, e deixar as bases para uma regularidade de presenças nos futuros Europeus.”

Em função da classificação no Torneio de Outubro em Rio Maior, a Seleção Nacional irá disputar um ‘play off’ (casa/fora) com uma das equipas classificadas do nono ao décimo sexto lugar do último Europeu.

Nenhuma equipa será eliminada nesta fase

Estes resultados servirão para classificar estas oito equipas e determinar os jogos da terceira ronda, nos quais terão de enfrentar as equipas classificados de 9 a 16 nos últimos Campeonatos Europeus: França, Roménia, Alemanha, Holanda, Eslováquia, Geórgia, Malta e Turquia.

Nada fica, pois, decidido de imediato, sendo esta apenas mais uma etapa do percurso da seleção nacional masculina.

Uma boa participação permitirá um emparelhamento teoricamente mais favorável.

A seleção de Portugal apresenta hoje um grupo misto de experiência, talento e juventude e, sobretudo, bastante consistente, pelo que pode encarar qualquer encontro de forma positiva.

Será importante, no entanto, Portugal vencer o grupo.

Os jogos têm a seguinte agenda

6 Outubro

16:30h Ucrânia x Lituânia

18:30h Portugal x República Checa

7 Outubro

16:00h Lituânia x República Checa

18:00h Portugal x Ucrânia

8 Outubro

09:30h República Checa x Ucrânia

11:30h Portugal x Lituânia

Os jogos têm entradas livres para o público

Mais informação sobre o evento aqui no site da Federação Portuguesa de Natação.

Federação Portuguesa de Natação no facebook.

 

Parceiros

Deixe uma resposta