Ocorreu no passado dia 24 de Setembro o Trail da Base Aérea da OTA.

Trail da Base Aérea da OTA

A prova iniciou-se e terminou dentro das instalações da Base, tendo estado em alguma zonas fora das instalações da mesma, no entanto, o tiro de partida foi dado na zona da Parada do corpo de Alunos.

As selfies foram uma constante

O percurso de destaque da prova foram os constantes sobe e desce de pequena altimetria, mas que fez com que a prova não fosse fácil, bem como os dois pontos diversificadores do percurso, passagem pela conduta e a visita ao bunker.

Cumprir além do Dever

Esta prova foi constituída por 2 distâncias, Trail de 18 km e caminhada de 9 Km.

O evento teve a participação de cerca de 269 atletas para a prova de 18 KM.

A organização deste evento foi o Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea Portuguesa (CFMTFA) na Ota.

Esta prova foi alusiva às comemorações dos 77 anos da unidade e inserida nas comemorações do 65º aniversário da força Aérea, incentivando assim a prática do desporto, de uma forma saudável e em família, num ambiente aeronáutico pouco habitual.

Caminhada

Percurso

No dia do evento ainda foi possível levantar o dorsal para aqueles que não o fizeram durante a semana da prova (de 18 a 23 setembro).

As partidas foram efetuadas na hora prevista, 10:00 para o Trail e 10:05 para a Caminhada.

A prova teve início na Parada do corpo de alunos, onde se encaminhou para fora do CFMTFA, entrando logo para uma zona arborizada, onde houve todo o tipo de subidas e descidas, umas fáceis outras mais técnicas, mas num modo geral um parte pernas de todo o tamanho.

O trajeto foi no geral em tout-venant, não sendo considerado estradão devido às irregularidades do terreno.

Grupos de músicos deram música

Ao longo do caminho houve sempre elementos do staff que garantiram o cumprimento do trajeto, bem como existiram pontos onde foi dada música, através de grupos de músicos, aos participantes que estavam em prova.

O staff teve o cuidado de tentar dar o máximo de diversidade ao percurso, tendo existido a passagem por uma conduta, passagem em “trilho” (escoamento de agua), zonas de pista, bunker, areia solta e piso irregular.

O tempo também esteve à altura da prova, pelo que ajudou com uma temperatura amena e céu limpo.

Tendo sido muito apreciadas as zonas arborizadas existentes por causa da sombra, bem como a pequena chuva improvisada pelo staff que agradou bastante aos participantes.

Staff e abastecimentos

O staff foi muito prestável e amável com os atletas da prova, existindo alguns pontos de maior perigo onde estavam destacados alguns elementos do staff para apoiar e ajudar caso fosse necessário, nomeadamente junto às descidas mais acentuadas.

As marcações estavam visíveis tendo havido fitas de 15 em 15 metros, bem como diversos elementos do staff em todos os pontos de mudança de trajeto ou zonas de percursos cruzados.

Desta forma, conseguiram cumprir que os participantes fizessem todo o percurso previsto sem existir enganos ou batota.

Os abastecimentos de sólidos e líquidos existentes foram suficientes e tinham os mantimentos do costume, sendo assim compostos por laranjas, bananas, marmelada, água, sumo e bolos.

Os elementos do staff, bem como os pequenos apoiantes que estavam a ajudar os mesmos, estão de parabéns pela maneira como souberam receber e dar energia a quem passava por eles.

Chegada, banhos e almoço

À chegada, tínhamos além das medalhas e do kit de participação, mais um mini abastecimento com fruta, agua e imperial à descrição para todos participantes.

Isto criou um excelente momento de convívio para os atletas que esperavam, pelos banhos, almoço e pela comunicação dos pódios / homenagem aos parceiros da prova.

Os banhos, também estavam bons com instalações adequadas e capacitadas para a quantidade de participantes, estando por vezes mais lotada, mas com civismo correu tudo bem.

O almoço, não ficou nada atrás e mais uma vez o staff está de parabéns, pois a comida estava muito boa e sempre simpáticos e prestáveis com todos.

As selfies foram uma constante

Classificações

Na geral masculina, tivemos como vencedor João Caetano com o tempo 1h17m35s pela CA Odimarq, José Silva com 1:24;10 – Associação Vale Grande e Tiaguito Fonseca – 1:24:30 – Individual, obtiveram o 2º e 3º lugar.

Na geral feminina, tivemos Helena Martins – 1:45;44 – AA Mafra como vencedora, Alice Roma – 1:46;34 – AA Mafra, como 2ª classificada e Cidália Martins – 1:51;53 – Sempre a 30, a completar o pódio

OPraticante.pt passa ao lado do pódio

A equipa do OPraticante.pt foi representada por 7 elementos, Alexandre Tavares 6º geral / 4º sénior com o excelente tempo de 1:30;55, foi o melhor representante, um pouco depois Paulo Barry 49º geral com 1:46;51, Bruno Bernardo 51º geral com 1:48:15, Luis Sousa 72º geral com 1:52;15, Zélia Rodrigues 154º geral com 2:11;54, Miguel David 221º com 2:34:40 e David Silva 227º com 2:37;26.

Além dos prémios da geral, ainda houve por escalões e equipas mais numerosas sendo a Die-IASFA a conseguir levar para casa esse prémio.

Cinco dos sete atletas que representaram a equipa de OPraticante.pt com um dos seus colaboradores, membro da organização exibindo a homenagem de que foi alvo

A finalizar houve vários agradecimentos às entidades que apoiaram para a realização e divulgação do evento, entre as quais se encontrou OPraticante.pt.

Mais informação sobre o evento aqui.

Termino endereçando os parabéns a todos os que constituiram a organização deste evento, o sucesso obtido, deve-se à sinergia conjunta existente entre todos nesse sentido.

Venha dai a segunda edição em 2018 na Ota.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Bruno Bernardo
Fotos: Organização

Parceiros