Natureza, Liberdade e Sorrisos em Monsaraz
Miguel Brites - individual
Carregue sobre a imagem acima e desfrute do vídeo sobre o Monsaraz Trail
Correr em Monsaraz é praticamente como correr em casa.
Monsaraz Natur Trail uma referência no Alentejo
Uma organização que vislumbra pela simplicidade e que contagia qualquer praticante que escolhe as encostas de Monsaraz para usufruir do melhor que a Natureza nos pode oferecer.
Esta organização é fruto duma equipa coesa, inovadora e que acima de tudo pretende que os participantes usufruam destas paisagens incomparáveis que só Monsaraz pode oferecer.

Trilhos técnicos Q.B, minuciosamente preparados para receber todo o tipo de participantes, da caminhada ao ultra, e sobejamente bem marcados.
O grau de Dificuldade foi extremamente bem conseguido em todas provas possibilitando a qualquer tipo de participante usufruir da prova da melhor forma.
Percursos presenteados com lama, água e muita rocha que ajudou a quedas menos prováveis mas que fez dos trilhos percorridos uma surpresa agradável.
Houve tempo para correr, caminhar ( quando assim foi necessário) e aproveitar!

O Grande Lago de Alqueva foi ímpar neste Trail, correr junto da água e entre encostas repletas de vegetação endógena é uma sensação indescritível!
Acumulados positivos e negativos em boa proporção, possibilitando rolantes rápidos misturados com subidas exigentes que cortavam a respiração nos cumes.
Sensação de vitória antecipada
Chegar ao topo da encosta era uma sensação de vitória antecipada.
Dureza potenciada pelas íngremes subidas e “perigosas” descidas que exigiam atenção e alguma técnica bem trabalhada.
Quando a respiração era já difícil, a possibilidade de aproveitar estas paisagens fantásticas de Monsaraz, faz esquecer por momentos o esforço que a dificuldade dos trilhos nos oferece.

Logística ampla e em locais estratégicos com mesas de apoio “nutricionalmente” apelativas e equilibradas.
Igual sentimento tenho em relação à Segurança e Apoio existentes durante toda a prova, onde todos foram exemplarmente motivadores!
É importante sublinhar a existência dos animadores e vassouras que melhoraram consideravelmente todo o envolvimento da prova. Nas alturas mais complicadas é imperativo a presença de quem sabe motivar e alegrar!
Não poderiam ter feito melhor escolha.

Saúdo de igual forma todos os voluntários que presentearam todos os participantes com um sorriso e uma indicação.
Do estacionamento, aos banhos e terminando nas simples questões. Nada a apontar.
Em suma, quase 1400 participantes saíram de Monsaraz com um Sorriso ainda maior e não vale a pena explicar novamente o porquê.
A partida foi debaixo de uma chuva ameaçadora mas o sol espreitou e fez deste Domingo uma manhã arrebatadora para os apaixonados desta atividade!

Trail Ultra 44 kms
Masculinos
4h13m29s foi o que João Ferreira – OMC, necessitou para percorrer a distância e vencer, Paulo Batista – Castillo Athletic Group – 4:14;12 foi o 2º e o 3º João Figueiredo – Clube Futebol Guadiana – 4:25;35.
Femininos
Cármen Henriques – Run And Smile – 5h24m54s foi a vencedora, e nos lugares imediatos ficaram Raquel Moreira – Runners da frente Ribeirinha da Póvoa de Santa Iria – 5:32;06 e Inês Mariquitos – individual – 5:47;14.

Trail Longo 22 kms
Masculinos
Venceu João Canelas – U. F. Comércio e Indústria Atletismo – 2h03m00s, em 2º lugar Gonçalo Cruz – Clube Banco Novo – 2:04;49 e o 3º lugar foi para David Ramalho – Gurus – 2:05;04.
Femininos
Emília Silveira – Monsanto Running Team – 2h39m18s foi a 1ª, com Ivone Ferreira – Trilho Perdido Eventos / Imporlux – 2:43;11 e Margarida Fernandes – individual – 2:47;27 completaram o pódio.
Trail Curto 12 kms
Masculinos
Tiago Reis – Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz obteve uma vitória folgada, percorrendo a distância em 1h04m45s, João Baioa da mesma equipa obteve o lugar imediato com 1:08;29 e José Ganso – Clube de Atletismo de Viana do Alentejo – 1:12;19 em 3º lugar.
Femininos
A vencedora foi Sandra Rodrigues – Sport Arronches e Benfica – 1h28m22s, com a 2ª e 3ª classificadas a levarem ao rubro o público que se encontrava junto à linha da meta, com um grande esforço por ambas as atletas em obterem a melhor classificação, e por 15 segundos Patricia Pardal – Monsanto Running Team – 1:33;02 levou a melhor sobre Sara Silva – individual – 1:33:37.

Natureza, Liberdade e Sorrisos!
Comecei o texto a dizer que o Monsaraz Natur Trail é uma referência no Alentejo.
Duvido que leve muito tempo a ser uma referência no Trail a nível nacional.
Parabéns Piranhas do Alqueva!
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Patricia Caeiro
Fotos: Organização