LOUZANTRAIL, sentir o pulsar da Serra da Lousã
Nos dias 26 e 27 de Janeiro, o LOUZANTRAIL, organizado pelo Montanha Clube Trail Running, dá a conhecer os trilhos outrora calcorreados pelos habitantes da região da Lousã, a milhares de atletas, numa edição que marcará definitivamente a afirmação do evento no panorama internacional, já que é a primeira prova nacional a integrar o reconhecido circuito Salomon Golden Trail Series.
A história destas gentes poderá, pois, ser apreciada em diferentes distâncias, com vários níveis de dificuldade, mas uma coisa é certa, seja qual for a distância todos vão sentir o pulsar do coração da Serra da Lousã.

LOUZANTRAIL
Do programa fazem parte o LOUZANTRAIL ULTRA (43 km e 3000 metros de desnível positivo, com as inscrições já esgotadas e a contar para o Campeonato Nacional de Trail Ultra, da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), além de qualificar para o Ultra Trail du Mont-Blanc);
LOUZANTRAIL LONGO (29 km e 2000 metros de desnível positivo, com poucas inscrições disponíveis e a contar para o Campeonato Nacional de Trail da ATRP);
LOUZANTRAIL CURTO (16 km e 1260 metros de desnível positivo); mas também uma caminhada (10 km e 500 metros de desnível positivo)
Corrida dos Rapozinhos. É este o cardápio que vai permitir à organização “proporcionar aos atletas os melhores trilhos, dando-lhes a conhecer a história dos povos serranos. Será claramente o regresso às nossas origens”, promete Ana Seco.

Elite internacional e nacional marcam presença no evento
São muitos os atletas que já aceitaram o convite, elite internacional e nacional incluídas. Entre os nomes mais sonantes, a organização destaca:
Anete Svilpe, segunda melhor atleta da Letónia, de acordo com a pontuação da International Trail Running Association (ITRA);
Andris Ronimoiss, vencedor do Madeira Island Ultra Trail 2018, e melhor atleta letão, de acordo com o ranking da ITRA;
Bruno Coelho, atleta da Selecção Nacional de Trail e vencedor do Azores Trail Run 2018;
Luís Duarte, atleta da Selecção Nacional e Trail 2018 e vencedor do Ultra Trail Serra Da Freita 2018;
André Rodrigues, melhor português no Campeonato do Mundo de Trail 2018 e Tri-campeão Nacional de Ultra Trail;
Ricardo Silva, vencedor do Ultra Louzantrail 2018;
Tiago Aires e Olívia Sousa, ambos atletas da Selecção Nacional de Trail em 2017.
São ainda convidados da organização nomes incontornáveis como o italiano Rota Donatello ou os portugueses Ester Alves, Luís Semedo, Romeu Gouveia e Tiago Romão.

Provas míticas
A qualidade dos trilhos e a oferta turística local são as apostas da organização para esta que será a prova de abertura da edição deste ano do circuito Salomon Golden National Series Spain, ombreando com provas míticas como :
Maraton Del Meridiano (2 de Fevereiro, La Frontera-El Hierro, nas Canárias, Espanha);
Trail Cap de Creus (4 de Abril, Costa Brava, Espanha);
Zegama Aizkorri (2 de Junho, País Basco, Espanha);
Ultra Pirineu (4,5 e 6 de Outubro, Catalunha, Espanha).
Texto: Ana Águas
Fotos: Prozis – Miro Cerqueira / Matias Novo