João Almeida não renova com a Deceuninck-QuickStep
João Almeida - foto de arquivo
O ‘patrão’ da Deceuninck-QuickStep confirmou que o ciclista português João Almeida não vai renovar contrato e vai abandonar a equipa no final de 2021, no dia em que foi quarto classificado no arranque da Volta à Itália.
Texto: SIF // AJO – Lusa
‘Patrão’ da Deceuninck-QuickStep confirma saída de João Almeida no fim do ano
Numa coluna que assina no jornal Het Nieuwsblad, Patrick Lefevere confirmou que o português “vai deixar a equipa no final da época”, apontando o dedo ao agente, que mostrou “pouco respeito nas negociações”.
“Disse-me: ‘Patrick, juro nos meus filhos que’… sou alérgico a isto. Quem é honesto não precisa de usar essa linguagem”, criticou.
João Almeida registou ontem o quarto melhor tempo no contrarrelógio individual que abriu o Giro, conseguindo a melhor marca entre os candidatos à vitória final, num ano em que regressa a Itália depois do quarto lugar final de 2020, com 15 dias seguidos como líder.
“Consegui um resultado melhor que tinha em mente no início do dia.
É uma ótima maneira de começar a corrida, o tipo de resultado que me dá um importante impulso de moral.
Ter três jogadores no top 10 é excelente para a equipa ”, disse o jovem João Almeida de 22 anos de Caldas da Rainha.
Este ano, tem a companhia do ‘prodígio’ belga Remco Evenepoel, a regressar à competição após ausência prolongada, e muito se tem especulado sobre a verdadeira liderança da equipa.
“São as pernas que decidirão [a estratégia da equipa].
(…) Não quero saber se ganho o Giro com um belga ou um português, a equipa é mais importante.
O João é o líder, o Remco tem liberdade.
Se o Remco for mais forte dos dois e o João não quiser fazer o que esperamos, arrumamos-lhe a bicicleta e abandona a corrida”, escreveu.
De resto, essa situação é “exatamente igual no caso oposto”, frisando que o coletivo é o mais forte, no dia do arranque da 104.ª edição, com Almeida, a correr no segundo ano na formação belga, e no WorldTour, em quarto e Evenepoel em sétimo.
Na liderança da geral está o italiano Filippo Ganna (INEOS), que repetiu o feito de 2020 ao vencer a primeira etapa na especialidade em que é campeão do mundo.

