À conversa com… Bernardo Pereira Campeão Europeu e do Mundo

Bernardo Pereira

Bernardo Pereira que representa o Clube Naval da Calheta, juntou ao título de Campeão Europeu conquistado à três dias, o de Campeão do Mundo que recentemente tinha conquistado.

Leia também

Bernardo Pereira sagra-se Campeão da Europa

Página do Clube Naval da Calheta

“Canoagem deixa-me feliz e completo” Bernardo Pereira

Foi com este grande atleta que estivemos à conversa, que nos disse ter iniciado a prática da canoagem com 6 anos, num ambiente de aprendizagem e diversão como atividade de verão, por influência do seu pai, David Pereira.

Escolhi esta modalidade inicialmente, como tinha dito, por influência do meu pai, e ao longo do tempo percebi que era este desporto que me deixava feliz e completo, por isso continuei a trabalhar e a treinar e iniciei a competição com cerca de 10 anos.” confidenciou Bernardo Pereira.

Cheguou a jogar futebol, intercalado com a canoagem, por um período muito curto e foi suficiente para perceber que a prática da canogem era o que ele realmente gostava.

Representa o clube do seu concelho, Clube Naval da Calheta, na Madeira, declarando “devo muito do meu sucesso ao clube, é um apoio imprescindível e espero continuar a representar este clube por muitos anos ao mais alto nível

Bernardo Pereira – Medalha de Ouro

Campeão do Mundo

Acrescentando “O melhor resultado obtido até este resultado, foi o alcançado em julho, no campeonato do mundo, que excecionalmente, por causa do covid se realizou antes do campeonato da Europa, em que me tornei campeão do Mundo.

A prova em si não me deixou 100% satisfeito, pois no início sinto que não consegui manter o ritmo que desejava, felizmente consegui recuperar ao longo da prova, mas o resultado na classificação geral poderia ter sido melhor“. referiu.

Salientou que “Ganhar a minha primeira medalha de ouro num campeonato europeu é um sentimento especial, porque por detrás daquela pequena medalha está um enorme trabalho realizado“.

Ouvir tocar o hino nacional, numa prova internacional vai continuar sempre a ser o melhor sentimento que já senti.

Levar o meu país o mais longe possível é uma das razões pela qual sofro tanto a trabalhar / treinar.

É sempre uma enorme recompensa e motivação das horas de treino, do esforço, da dedicação“.

Bernardo Pereira
Seleção Nacional presente no Campeonato da Europa e Canoagem

Sobre o que vai mudar na sua vida depois destes dois títulos “O que muda na minha vida é a ainda maior responsabilidade para tentar manter estes títulos nos próximos anos.

De resto o trabalho continua e a vontade de ser melhor permanece no máximo. A longo prazo, tenciono continuar a trazer títulos destes para o nosso país“.

E a terminar Bernardo Pereira arrematou “Esta é uma modalidade super completa e que nos coloca em contacto direto com a natureza, dando aos praticantes excelentes oportunidades de viverem experiências únicas.

Venham experimentá-la

“Um orgulho ter no Clube um Campeão da Europa e do Mundo”

Para o Clube Naval da Calheta termos um atleta que conquista o 1º lugar num Campeonato da Europa de Canoagem de Mar, é um feito que nos enche a todos de um enorme orgulho.

Este título vai de certeza trazer mais jovens à prática da canoagem de mar no nosso clube, facto que já temos vindo a constatar ao longo dos últimos 2 anos.

A Canoagem de mar tem vindo a crescer muito na Madeira, e o facto de termos um atleta que nos últimos anos se tem evidenciado nas competições Internacionais tem ajudado imenso.

Ainda este ano, Bernardo Pereira na classe SS1 júnior, conquistou o título de Campeão do Mundo e agora o título de Campeão da Europa.

São estes feitos que têm levado o nome da Madeira ao mundo da canoagem de mar, tanto que para 2024 vamos ter o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar na Madeira e espero que num futuro muito próximo, também possamos realizar o Campeonato da Europa.

Para o futuro vamos continuar a dotar o clube de melhores condições, quer a nível de barcos, recursos humanos e instalações, de maneira a aumentar o número de atletas e melhorar a qualidade do treino.

São estes títulos que dão à direção do clube mais vontade de fazer mais e melhor, pois achamos que vamos no rumo certo.” palavras proferidas pelo presidente do Clube Naval da Calheta, David Pereira

Parceiros