A IMPOSIÇÃO DAS TAXAS AOS ATLETAS AMADORES

TAXAS

Foto: Carlos Ferreira

Este texto foi escrito por Carlos Ferreira, organizador de provas de estrada no Grande Porto e colaborador de clubes como CAP, Academia Fernanda Ribeiro e Sport Comércio e Salgueiros.

Carlos reflete sobre a realidade do atletismo amador em Portugal e o impacto das novas taxas impostas pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Fonte: Carlos Ferreira

José Fernando Moreira – Vereador do Desporto, Luís Filipe Araújo – Presidente Câmara Municipal de Gondomar e Carlos Ferreira – Eventsport
Foto: Gondomar Agenda Cultural

A imposição das taxas aos atletas amadores

Como alguns sabem, sou organizador de provas de estrada no grande Porto, comecei por organizar corridas por estar ligado ao atletismo desde a minha infância, estou a ligado a diversos projetos em parceria com alguns clubes como o CAP, Academia Fernanda Ribeiro, Sport Comércio e Salgueiros, e outros mais.

Fui enquanto jovem atleta (lançador) do CAP – Centro de Atletismo do Porto uma pessoa que encontrou na modalidade a felicidade, e a oportunidade de praticar desporto e crescer enquanto pessoa e atleta federado que fui.

A imposição das taxas aos atletas amadores é um grande absurdo, que vai prejudicar e muito os clubes de atletismo que organizam estes eventos para ajudar nos custos que têm com a formação das camadas Jovens.

Volta a Paranhos
Foto: Eventsport

O impacto nos clubes e na formação

Temos diversos clubes que organizam a sua própria prova de atletismo para angariar verbas para criar a sustentabilidade do seu clube e da formação dos seus atletas.

A Federação Portuguesa de Atletismo passar a taxa de amolgação de uma prova que atualmente custa cerca de 180,00€ para 1.000,00€ é defender o atletismo e os clubes?

Corrida da Nau
Foto: Eventsport

Taxas e federar-se não promovem o atletismo

Obrigar uma pessoa que começa a correr (10km) a federar-se ou pagar uma taxa é promover o atletismo?

As provas que dão prémios monetários aos atletas, pagam uma taxa mais elevada é defender os atletas, os clubes ou o atletismo?

Como é possível quererem á força que eu seja federado?

Estamos todos nós tramados se este atentado á liberdade e á pratica desportiva pega, quando eu quiser jogar um jogo de futsal com os meus amigos vou ter que me federar ou de pagar uma taxa à federação de futsal?

E no dia seguinte quero ir jogar ténis com o meu filho, vou ter que me federar ou pagar uma taxa á federação de ténis?

TAXAS
Foto: Helena Santos // OPraticante.pt

Transparência e responsabilidade da FPA

Não me façam rir, o única preocupação da FPA é de se financiar para poderem andar a viajar pelos campeonatos internacionais com as comitivas compostas por amigos e elementos das associações de atletismo e assembleia geral da federação como aconteceu recentemente nos campeonatos internacionais que se realizaram.

É obvio que o dinheiro que a federação recebe do estado, das inscrições dos atletas federados, dos patrocínios e do IPDJ não chega para pagar estas viagens e estadias a esta malta toda que vai passear!

Por favor senhores dirigentes da Federação Portuguesa de Atletismo, trabalhem em prol do atletismo e dos atletas que tudo merecem para serem ajudados no seu trabalho árduo de sacrificio e superação pessoal.

Sejam sérios no trabalho que realizam, que são muito bem pagos! (Já que quando tomaram posse, a vossa primeira medida foi aumentar os vossos salários já de si chorudos na Federação Portuguesa de Atletismo!

Gostava de ver uma auditoria às contas da FPF desde que esta direção tomou posse!

Ai iriamos saber que tipo de gestão esta direção está a fazer!

Vivam os atletas!

Parceiros

Deixe um comentário