ABIMOTA MARCA O REGRESSO DO PELOTÃO DE ELITE

A 43.ª terceira edição do Grande Prémio ABIMOTA marca o regresso do pelotão de elite à estrada, entre 9 e 11 de junho.

O fim de semana é ainda assinalado pela quarta corrida pontuável para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, no domingo, na Maia, e pelo desfecho da Taça de Portugal de BMX, em Quarteira, Loulé, sábado e domingo.

A-dos-Francos, Caldas da Rainha, celebra o mais famoso filho da terra, na quinta-feira, através do 1.º Prémio de Ciclismo João Almeida.

Página do evento

Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Pelotão de elite regressa à estrada no GP ABIMOTA

O Grande Prémio ABIMOTA contará com duas etapas em linha e com um contrarrelógio. O exercício individual, logo na jornada de abertura, terá 7,6 quilómetros, a percorrer em Proença-a-Nova, com início às 14h00.

A segunda etapa, no sábado, começa em Oleiros, às 10h55, e termina em Vouzela, pouco depois das 15h00, quando estiverem percorridos 175 quilómetros, que incluem cinco subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores.

As últimas pedaladas, no domingo, ligam dois concelhos profundamente comprometidos com ciclismo. A partida, às 11h25, acontece no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

Depois de cumpridos 160,8 quilómetros, a meta está colocada em Águeda, onde os corredores chegarão cerca das 15h25. O final da etapa, em ligeira subida, presta-se a alguns acertos na classificação geral.

Circuito Cidade da Maia pontua para a Taça de Portugal Feminina

Também no domingo corre-se o Circuito Cidade da Maia, quarta prova pontuável para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa.

A partida e chegada estarão colocadas junto aos Paços do Concelho. O tiro de arranque irá soar às 9h00. As corredoras de elite vão completar 101,8 quilómetros, terminando a corrida à quarta passagem pela meta, cerca das 12h00.

As juniores, as masters 30 e as 40 completam menos uma volta, concluindo o esforço aos 75,7 quilómetros. O fim da prova de cadetes, masters 50 e 60 será ao quilómetro 49,6.

BMX na hora das decisões

Se o ciclismo de estrada vai animar as regiões Norte e Centro, o BMX viaja para o Algarve, onde, sábado e domingo, irão disputar-se as duas últimas provas pontuáveis para a Taça de Portugal.

No primeiro dia, a pista abre para treinos às 14h30, estando as corridas marcadas para as 16h30. No domingo, corre-se a partir das 10h30.

O fim de semana de todas as decisões chega com as contas em aberto na categoria máxima masculina, a superclass.

Bernardo Rocha (Team BMX Quarteira) comanda com 48 pontos, apenas mais três do que Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão) e mais nove do que Édi Barradas (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside).

Já Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) tem dominado completamente o setor feminino.

1.º Prémio de Ciclismo João Almeida

Antes deste fim de semana de decisões desportivas, o feriado nacional de quinta-feira, 8 de junho, foi a data escolhida para o 1.º Prémio de Ciclismo João Almeida.

Irá realizar-se na terra natal do corredor, A-dos-Francos, Caldas da Rainha, e será organizado pelo clube que descobriu Almeida e também António Morgado, o Ecosprint.

O programa conta com corridas para todos os escalões jovens. Começa às 9h30, com as escolas. Às 12h00 é a vez da prova para cadetes, enquanto os juniores iniciam a sua corrida às 15h00.

Mais eventos oficiais

8 a 11 de junho

GP Faial-Pico-São Jorge, Açores

10 de junho

EPX – Extreme Peneda-Xurês 2023, Lamas de Mouro, Melgaço
4.º Passeio Airães a Pedalar, Felgueiras
Downhill Urbano de Abrantes
8.º Prémio de Escolas da Freguesia de Lousa, Loures
Campeonato da Madeira de Ciclismo de Estrada, Santo da Serra, Machico, Madeira

10 e 11 de junho

Campeonato Regional da Beiral Litoral de XCE, XCC e XCO, Águeda

11 de junho

66.º Circuito de Santo António, Amares
Granfondo Terras de Basto, Ribeira de Pena
III Passeio da Cereja, Alfândega da Fé
Open de BTT-XCO de Vila do Conde, Junqueira, Vila do Conde
32.º Passeio do GC Avanca, Estarreja
Troféu Cross MTB, Aldeia de Santo António, Sabugal
3.ª Prova do Troféu Beirão de Meias Maratonas, Oliveira de Frades
9.º Passeio Solidário de BTT, Tondela
GP de XCO José Domingos, Rio de Mouro, Sintra
Downhill Urbano de Sintra
2.ª Prova Taça da Madeira de Enduro, Ponta do Pargo, Calheta, Madeira

Parceiros

Deixe um comentário