Abu Dhabi 2021, Telma de Ouro e Catarina de Bronze

Abu Dhabi 2021

Portugal conquistou 2 Medalhas (Telma Monteiro de Ouro e Catarina Costa de Bronze) no primeiro dia do Grand Slam de Abu Dhabi 2021.

A última etapa do Circuito Mundial deste ano iniciou-se a 26 e termina amanhã, dia 28 de novembro, na capital dos Emirados Árabes Unidos, contando com 223 Atletas (88 femininas e 135 masculinos) em representação de 41 Países.

O primeiro dia do evento, dedicado às categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, contou com a presença de 3 Judocas Portuguesas nos tatamis:

Página da Federação Portuguesa de Judo
Fotos das páginas da judocas

Ouro para Telma Monteiro com um ‘wazari’

Telma Monteiro (-57 kg) começou a sua caminhada na segunda eliminatória, onde derrotou a jovem francesa Faiza Mokdar (Vice-campeã Europeia de Juniores), pontuando ‘wazari’ no primeiro minuto do combate e controlando-o até ao fim.

Somou a segunda vitória na semifinal, contra a britânica Acelya Toprak (63ª do ranking mundial), alcançando o ‘ippon’ no primeiro minuto do encontro, após uma chave-de-braço.

Na final da sua categoria, encontrou a francesa Priscilla Gneto (Ouro no Grand Prix de Zagreb em setembro).

Após um encontro equilibrado, Telma Monteiro pontuou um ‘wazari’ a um minuto do fim, que lhe garantiu a vitória e a Medalha de Ouro do Grand Slam de Abu Dhabi 2021.

A melhor maneira de terminar o ano e de começar o ciclo.

Podia escrever muita coisa mas .. ‘actions speak louder than words’Obrigada à minha equipa, família e amigos ❤

E obrigada a todos pelas mensagens de apoio.” referiu a atleta na sua página

Abu Dhabi 2021

Catarina Costa conseguiu pontuar e conquistou a Medalha de Bronze.

Na categoria -48 kg, Catarina Costa entrou como cabeça-de-seria, estreando-se na segunda ronda da prova, onde cedeu perante a russa Irina Dolgova (17ª do ranking) por ‘wazari’.

Na repescagem, a portuguesa enfrentou a belga Ellen Salens (53ª). Após um confronto equilibrado, onde ambas pontuaram ‘wazari’, a judoca lusa conseguiu o ‘ippon’ a 3 segundos do fim do tempo regulamentar.

O seu último e derradeiro combate, contra a russa Sabina Giliazova (Bronze nos Europeus de Lisboa em abril), revelou-se equilibrado, com a decisão a ser adiada para o período de ‘ponto de ouro’.

Após cerca de 7 minutos no tapete, Catarina Costa foi a atleta a conseguir pontuar (‘wazari’), conquistando a Medalha de Bronze.

A judoca escreveu na sua página “Depois de 2 anos de jejum regresso aos pódios, no mesmo local e contra a mesma adversária 🥉😉🇦🇪

Uma medalha que vem fechar este ano difícil, uma medalha que revela superação, resiliência e muito muito trabalho!

Obrigada a todos os que me apoiaram durante estes últimos tempos, fecho 2021 contente, mas para o ano há mais 😉

Joana Diogo não ultrapassou a sua primeira adversária

Joana Diogo (-52 kg) não conseguiu ultrapassar a sua primeira adversária, a mongol Khorloodoi Bishrelt (15ª do ranking mundial), cedendo por ‘ippon’ após 2 minutos e 27 segundos de combate.

Abu Dhabi 2021

Portugal esteve presente com três judocas no Grand Slam de Abu Dhabi 2021

A Seleção Portuguesa presente em Abu Dhabi foi composta pelas 3 Atletas Femininas que competiram esta sexta-feira: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg), que foram acompanhadas pela Treinadora Ana Hormigo.

A competição realiza-se até este domingo, 28 de novembro, sem representação portuguesa nos últimos dois dias.

Parceiros

Deixe uma resposta