Academia Xadrez de Gaia conquista Penta Supertaça

Mais uma Supertaça na vitrina da Academia de Xadrez de Gaia, a quarta consecutiva, uma Penta Supertaça.

Nona vez que o conjunto da AX Gaia conquista o Troféu

O conjunto gaiense, a Academia de Xadrez de Gaia, atual campeão nacional, conquistou o troféu pela nona vez, quarta consecutiva, ao derrotar o Grupo Desportivo Dias Ferreira, por 3-1, na final, disputada na nova sala do Grupo de Xadrez do Porto.

O triunfo coletivo da AX Gaia surgiu das vitórias individuais de Hugo Lima Santos e de António Fróis, nas terceira e quarta mesas, respetivamente sobre Miguel Angel Marino e Duarte Estêvão, enquanto nos dois primeiros tabuleiros se verificaram empates, nas partidas André Ventura Sousa-Alejandro Hoffman e Alberto Portela-Francisco Leon Iglesias.

Gaia

Terceira final consecutiva da Supertaça entre estas duas equipas

Esta foi a terceira final consecutiva da Supertaça entre estas duas equipas, sempre com vantagem para os gaienses sobre os matosinhenses.

A 1ª final em 2014

Iniciou-se em 2014, a 8 e Novembro, foi a 1ª vez que a equipa do GD Dias Ferreira ganhou o direito de disputar este troféu, enquanto a AX Gaia somava a sua 9º presença, tendo ganho até então 6 troféus, 3 deles nos 4 anos anteriores.

A equipa de Gaia acabou por levar a melhor, vencendo por 3,5 a 0,5, arrecadando o seu 7º troféu, vingando de certa forma os dois títulos das competições por equipas que o GD Dias Ferreira arrecadou na época anterior à disputa desta Supertaça.

Em 2015 a reedição do confronto da época anterior

A AX Gaia, vencedora da 1ª Divisão do Campeonato Nacional por Equipas 2014/2015, perseguia a sua 8ª vitória na competição, depois de ter conquistado por duas vezes consecutivas em 2013/2014 e 2014/2015.

O GD Dias Ferreira repetiu a presença da época anterior e procurava a sua 1ª vitória nesta competição.

E em mais um jogo muito interessante entre as duas equipas que dominaram o panorama nacional das competições por equipas, a equipa de Gaia voltou a vencer, desta feita por 3 a 1 (depois de ter vencido na época anterior por 3,5 a 0,5), arrecadando assim o seu 8º troféu e a sua 3ª vitória consecutiva nesta competição.

Grupo de Xadrez do Porto anfitrião do evento

O Grupo de Xadrez do Porto foi o anfitrião do evento, na nova sala do histórico clube portuense, que trouxe excelentes condições para o desenvolvimento da final.

Final

Grupo Desportivo Dias Ferreira-Academia de Xadrez de Gaia, 1-3.

Resultados parciais

(jogadores do GD Dias Ferreira de brancas nos primeiro e terceiro tabuleiros):

André Ventura Sousa (MF, 2380) – Alejandro Hoffman (GM, 2483), empate;

Alberto Portela (2419) – Francisco Leon Iglesias (2175), empate;

Miguel Angel Marino (2151) – Hugo Lima Santos (MF, 2310), 0-1;

António Fróis (MI, 2276) – Estevão Gomes (2030), 1-0.

Parceiros