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Açúcar, alternativas naturais e saudáveis

Todos nascemos com uma apetência pelo sabor doce, é uma preferência inata. Do ponto de vista de sobrevivência, os nossos antepassados procuravam intuitivamente os alimentos doces pois estes eram sinónimo de energia e nutrientes.

Os alimentos doces não seriam, à partida, venenosos, condição indispensável numa altura em que o acesso aos alimentos era escassa e não se sabia quando seria a próxima refeição.

Açúcar

Consumido de forma hedónica (por prazer)

Nos dias de hoje e com a oferta alimentar disponível, o consumo de açúcar deixou de ser apenas por motivos de sobrevivência passando a ser consumido de forma hedónica (por prazer).

Assiste-se a uma ingestão exagerada de açúcar adicionado, deixando de haver preferência pelos alimentos naturalmente doces (fruta, alguns legumes, entre outros).

Muitas vezes este açúcar adicionado está escondido em alimentos, que nem sequer associamos a que tenham açúcar (molhos, cereais, pães…).

Sabe-se que o consumo excessivo de açúcares de adição está ligado a problemas de saúde como cáries dentárias, excesso de peso, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. E estes problemas começam a surgir desde tenra idade.

Na alimentação infantil ainda há uma exposição muito precoce a estes açúcares, quando só deveriam ser apresentados após o segundo ano de vida e sempre de forma restringida.

A introdução mais tardia dos alimentos açucarados, nem sempre é fácil, nem compreendida pelas gerações dos nossos pais e avós, em que os bolos, bolachas e sumos eram vistos como “mimos inocentes”.

Cabe-nos a nós mostrar que há alternativas doces e saudáveis, que não trazem prejuízo para a saúde, mas que devem, contudo, ser utilizadas em moderação.

Em alternativa ao açúcar, devemos optar por alimentos naturalmente doces e nutritivos. A fruta é um desses casos.

Apesar de ser naturalmente rica em açúcares, tem também outros nutrientes como a fibra, água e fitonutrientes indispensáveis numa alimentação saudável e protetora.

Também algumas raízes e especiarias podem ser uma boa opção.

Neste artigo falamos das alternativas naturais ao açúcar mais saudáveis.

Tâmaras

Fruto energético, naturalmente doce e rico em fibra, magnésio e potássio. Pela sua textura densa as tâmaras podem ser usadas em bolachas, bolos, bolinhas energéticas ou até em papas e purés.

Servem também de base para outro adoçante natural, a geleia ou xarope de tâmaras, que é o “puré” obtido da cozedura e trituração das tâmaras.

Foto: br.freepik.com

 

Farinha de banana madura

Feita a partir de bananas amadurecidas, posteriormente desidratadas e trituradas, a farinha de banana madura é um alimento naturalmente doce.

Além dos açúcares presentes, tem alto teor em fibra e é rica em minerais como o potássio e o magnésio, importantes na contração muscular e no funcionamento do sistema nervoso.

É uma boa alternativa mesmo para crianças uma vez que é 100% fruta. Pode ser usada em papas, batidos, panquecas, waffles, bolos e pães.

Foto: br.freepik.com

 

Yacon em pó

O yacon é uma raiz oriunda do Peru que,, depois de colhida, desidratada e triturada, é utilizada pela sua doçura característica.

Além de conter açúcares naturalmente presentes é também rica em fibra solúvel, nomeadamente inulina, uma fibra com características prebióticas (alimenta as bactérias benéficas do nosso intestino).

Pode ser usado em papas, batidos, pães e bolachas.

Foto: br.freepik.com

 

 

Puré de natural de fruta (banana, maçã ou pêra)

A utilização de puré de fruta, crua ou cozida, é uma ótima alternativa ao açúcar. Além de adoçar dá textura e humidade a bolos, pães, panquecas e bolachas. Pode ser usado também em papas, batidos ou adicionado ao iogurte.

Foto: br.freepik.com

 

Canela

A canela é uma especiaria que tem um aroma e sabor naturalmente adocicados. Pode ser utilizada em qualquer tipo de confeções, tanto em doces como em pratos salgados.

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Texto: Ana Margarida Esteves – Origens Bio
Foto: Freepik.com

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