Afonso Mendes conquista ouro na estreia de Portugal

Portugal abre participação no Europeu de Stick-Fighting, em Anagni-Itália, com medalha de Ouro na prova de Live Stick (bastão de madeira) em Sub 15 obtida por Afonso Mendes.
Medalha de Ouro na prova de Live Stick na estreia de Portugal
A participação neste europeu não poderia ter começado melhor, com o atleta luso Afonso Mendes de 13 anos a chegar às finais dos Sub 15 e a conseguir a sua primeira medalha de Ouro nesta categoria.
Apesar das altas temperaturas em Itália, a selecção Portuguesa conseguiu fazer a respectiva adaptação e passar em todas as pesagens. Neste primeiro dia de provas, onde Portugal apenas participou com Afonso Mendes nos Sub 15, a equipa esteve concentrada na estratégia definida pelo treinador Carlos dos Santos e a observar o desempenho das outras selecções.
Afonso Mendes é dos atletas mais novos da equipa lusa e sabia que tinha pela frente vários adversários da esquadra italiana, bastante conceituada na modalidade. O objectivo principal estava definido, alcançar a disputa das medalhas. O atleta português venceu e chegou às finais, tendo sido a meia final bastante exigente a nível físico.
Afonso Mendes defender os golpes do adversário e gerir a fadiga
Na final o atleta Afonso Mendes conseguiu manter o ritmo dos impactos, defender os golpes do adversário e gerir a fadiga, tendo ganho os três rounds de uma forma irrepreensível, sem acusar a pressão do publico italiano que tinha o seu atleta a jogar em casa.
Novos desafios para o segundo dia de provas
No segundo dia de provas para a equipa portuguesa, esperam-se novos desafios com a participação na prova de live Stick em equipas Senior e inicio das provas de Padded Stick (bastão acolchoado). Portugal irá ter 14 atletas em prova, em que alguns tentarão renovar o titulo de campeões europeus e outros alcançar as medalhas e títulos.
Os atletas lusos estão confiantes e acreditam que esta primeira medalha de Ouro foi a primeira de muitas, nesta competição em terras Italianas. Sem duvida que foi uma motivação extra para toda a equipa Portuguesa.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Carlos Santos