ALEXANDRA QUINTANEIRO “CADA QUILÓMETRO É UMA CONQUISTA”
O Trail Serra de Portel está de regresso no dia 19 de outubro, prometendo voltar a encher a serra de energia, natureza e espírito desportivo.
Nesta edição, a prova conta com uma madrinha muito especial, Alexandra Quintaneiro, atleta de 41 anos, natural da região e uma apaixonada pelo desporto em todas as suas vertentes.
Ligada desde cedo à corrida, ao triatlo e ao trail, Alexandra é o exemplo perfeito de dedicação, persistência e amor pela natureza.
Uma vida ligada ao desporto e à superação pessoal
Como nasceu a tua ligação ao desporto? Que modalidades experimentaste e quais os clubes que já representaste ao longo do teu percurso?
Alexandra Quintaneiro: Desde muito cedo sempre senti uma ligação ao desporto.
Comecei na corrida, que me deu a base de resistência e disciplina.
Mais tarde, experimentei o triatlo porque também andava de bicicleta e tinha aulas de natação.
Representei vários clubes, clube Portel Terras do Montado (corrida e ciclismo), Núcleo Sporting de Portel, Beja Atlético Clube (trail e corrida estrada/pista) e Aminata nas modalidades de natação, swimrun e triatlo.

Alexandra Quintaneiro a descoberta do trail e o amor pela natureza
A corrida foi o teu primeiro passo, mas como surgiu o interesse pelo atletismo e pelo trail em particular?
AQ: O trail surgiu de forma natural, através de amigos que já participavam em provas.
Bastou a primeira experiência para perceber que o contacto com a natureza e o ambiente único destas provas tinham tudo a ver comigo.
O que te fez apaixonar-te pelo trail e de que forma essa paixão foi crescendo com o tempo?
AQ: Cada prova trouxe novas paisagens, amizades e desafios.
O desporto permite-me desligar da rotina, superar obstáculos físicos, mentais e sentir uma ligação com a natureza.
Esse amor cresceu a cada quilómetro e a cada meta conquistada.

O regresso do Trail Serra de Portel
O Trail Serra de Portel está de regresso. Que significado tem para ti esta prova e o que representa para a região?
AQ: É uma alegria enorme ver o regresso do Trail Serra de Portel, uma prova que vi nascer e crescer.
É um evento muito acarinhado pelos atletas e que oferece percursos fantásticos.
O regresso significa que a região continua a apostar no desporto e no turismo de natureza, algo essencial para todos nós que gostamos de praticar mas também proporcionar momentos puros de diversão a todos aqueles que nos vêm visitar.
Que impacto consideras que este evento pode trazer para a comunidade local e para quem visita a Serra de Portel?
AQ: Dá a conhecer o que a Serra de Portel tem de melhor, as suas paisagens únicas, a gastronomia, a cultura e a hospitalidade das gentes locais.
É uma oportunidade para dinamizar a economia local e valorizar o património natural, além de incentivar hábitos de vida saudáveis.
Experiência única para todos os participantes
O que podem os atletas e participantes esperar deste regresso — dos percursos, da organização e da experiência em geral?
AQ: Podem esperar uma prova que ficará certamente gravada na memória, trilhos desafiantes, vistas deslumbrantes e uma organização cuidada que, como sempre, não deixa nada ao acaso.
Haverá percursos para todos os níveis, desde quem quer iniciar-se até aos atletas mais experientes, sempre com o apoio caloroso da população e aquela energia especial que só o Trail Serra de Portel consegue transmitir.
Que mensagem gostarias de deixar para incentivar outros atletas a participar no Trail Serra de Portel?
AQ: Podem esperar uma prova que ficará certamente gravada na memória, trilhos desafiantes, vistas deslumbrantes e uma organização cuidada que, como sempre, não deixa nada ao acaso.
Haverá percursos para todos os níveis, desde quem quer iniciar-se até aos atletas mais experientes, sempre com o apoio caloroso da população e aquela energia especial que só o Trail Serra de Portel consegue transmitir.
Paixão, disciplina e amor pela natureza
Depois deste evento, quais são os teus próximos objetivos desportivos e pessoais dentro da modalidade?
AQ: O objetivo é manter a regularidade, superar-me a cada prova e continuar a desfrutar desta paixão, sempre partilhando este caminho com a minha família e com todos os que acreditam no poder transformador do desporto.


