PROMESSAS ELEITORAIS… LEVA-AS O VENTO
Domingos Castro - Foto: Facebook da sua candidatura à presidência da FPA
Nos últimos anos, o atletismo português tem sido palco de muitas promessas e poucos resultados.
Entre compromissos eleitorais feitos por dirigentes federativos e autarcas, há uma sensação crescente de desilusão entre atletas e adeptos.
Este texto reflete essa preocupação e denuncia o incumprimento de várias promessas que, se cumpridas, poderiam ter beneficiado o desporto nacional.
Leia também
CARTA ABERTA DA APOPA EM DEFESA DO ATLETISMO
Fonte: Fernando Tavares
Promessas no Atletismo que ficaram por cumprir
Faz agora perto de um ano, aquando das eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo, que o atual presidente e candidato da CDU Seixal à Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, surgiu ao lado de Domingos Castro comprometendo-se com a construção de uma instalação simplificada coberta para o atletismo ao lado do CMACS.
Entretanto no seu programa eleitoral para estas autárquicas não há qualquer referência a esta instalação.
Programa eleitoral da CDU – Seixal
Já noutro município, a Marinha Grande, o seu presidente e novamente candidato pelo Mais MPM Movimento pelo Concelho , Aurélio Ferreira, surgia com Domingos Castro a falar do projeto Casa das Seleções (Atletismo).
Não estando acessível o seu programa eleitoral para o poder consultar, reparo que numa recente entrevista, não há qualquer referência sequer ao desporto, quanto mais à Casa das Seleções do Atletismo.
Parece que, como muitas vezes acontece, tratava-se de mera propaganda eleitoral e não projetos concretizáveis!
LAMENTO MUITO esta postura.
As promessas de Domingos Castro e o desengano
Sabíamos que a maioria das promessas efetuadas pelo candidato Domingos Castro não seriam cumpridas, tendo em conta o quanto irrealistas eram.
Aliás, passado quase um ano de gestão da FPA, os sinais de má gestão acentuam-se!
O que não esperávamos, era o facto de responsáveis autárquicos, entrarem nas promessas eleitorais sem sequer terem a noção do que prometiam e como o fariam!

O caso da autarquia do Seixal
É o caso da autarquia do Seixal, em que o presidente Paulo Silva, surgia ao lado de Domingos Castro a prometer uma instalação simplificada coberta, que, se não passasse, de uma daquelas promessas para enganar eleitores… até seria muito importante para a população e para os atletas do Concelho do Seixal.
Naturalmente, como seria de esperar, nada surge no agora programa eleitoral do candidato à Câmara Municipal do Seixal!

E na Marinha Grande?
Já no que respeita à Marinha Grande, não sabemos se consta algo no programa eleitoral (ao qual não conseguimos ter acesso), do atual candidato Aurélio Ferreira, sobre a propalada Casa das Seleções tão falada no âmbito da candidatura de Domingos Castro.
Incumprimentos e má gestão na Federação Portuguesa de Atletismo
Os sinais de incumprimento das promessas eleitorais agravam-se. A Federação Portuguesa de Atletismo tarda em cumprir várias outras coisas prometidas:
O dinheiro da Preparação Olímpica e Paralímpica ser todo para os atletas
O investimento financeiro massivo que entraria na FPA
Também se tentam calar as vozes incómodas que começam a mostrar a insatisfação recorrendo a ameaças mais ou menos veladas, enquanto em simultâneo aumentam os gastos de forma a pagar os favores eleitorais.
Um apelo à responsabilidade e à esperança
Esperemos, a bem do Atletismo que as coisas se corrijam e que os responsáveis por esta situação assumam as suas responsabilidades.
Já quanto aos políticos que não cumprem aquilo que dizem… continuamos a acreditar que há outros políticos que não são assim! É nesses em quem acreditamos.
BOA SORTE, ATLETISMO!


