ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022, TAVIRA E O BTT

Algarve Bike Challenge

Foi no passado fim de semana de 04, 05 e 06 de março, a cidade de Tavira foi mais uma vez o palco de um grande evento de BTT, o Algarve Bike Challenge.

Um projeto com a organização da Associação Clube BTT Conceição de Faro em que com uma excelente organização conseguiu dar aos corajosos mais de 1000 atletas uns grandes momentos de Btt e dor nas pernas.

Os participantes correm na sua respetiva categoria, que é definida pelo sexo e idade do atleta mais novo.

Dos 1170 participantes que estiveram nesta edição, 60% eram espanhóis, mas havia outras nacionalidades para além claro dos portugueses.

Leia também

Algarve Bike Challenge está de volta em 2022

Texto: Rui Bastos
Fotos: Sandra Conceição

Algarve Bike Challenge

Algarve Bike Challenge 2022, mais uma edição de êxito

Mas é pelas ruas centenárias de Tavira, no início de noite de sexta feira que o verdadeiro desafio se inicia.

Como é tradição o Algarve Bike Challenge arranca com o tão famoso prologo noturno a serpentear as ruelas de calçada antiga da zona histórica, um percurso com 3 kms mas muito intenso.

Algumas zonas mais técnicas e a tão famosa secção de escada para finalizar a colocar os níveis de adrenalina do atleta no topo.

Ainda se iniciavam as montagens e alguns cortes no trânsito para que o percurso estivesse limpo e seguro, já se notavam alguns atletas a seguir o trajeto por GPS, para memorizarem as curvas apertadas, subidas e descidas.

Algarve Bike Challenge
Foto: Sandra Conceição

A zona de esplanadas foram se enchendo de bikers e dos seus familiares, uma confraternização e reencontro de amigos antes de entrarem em competição.

E terminado o prologo estavam entregues os primeiros jerseys de líderes, era tempo de descanso e preparação para enfrentar a primeira etapa.

Algarve Bike Challenge

Etapa “rainha” reencontro com o famoso baterista Max Drums

A primeira etapa, aclamada de etapa “Rainha” tinha um percurso como partida e chegada em Tavira, com uma distância de 84kms e com 2400 metros de acumulado a levar os atletas para o interior da serra e vales.

Para esta etapa quem participou tinha que se encontrar muito bem fisicamente e psicologicamente para tal desafio.

Não só pelo percurso elaborado pela organização, mas porque ainda faltava mais um dia de prova.

Com as subidas iniciais à Picota e ao Daroal antes da chegada a primeira zona de abastecimento deu logo para que os atletas notarem a dificuldade que iriam enfrentar nesta 9ª edição do Algarve Bike Challenge.

Algarve Bike Challenge

Mas se existiam subidas também as descidas faziam marcar a diferença, pois eram rápidas e aproveitava-se para recuperar lugares na classificação e também recolocar energias.

A Serra do Caldeirão com as suas magnificas paisagens faziam com que alguns atletas tirassem fotos para mais tarde recordar.

Ao passar para a segunda parte da etapa após momentos marcantes a subir damos com o tão famoso baterista e imagem marcante do Algarve Bike Challenge Max Drums, alegria total e a fazer esquecer por momentos que estávamos em competição.

As zonas técnicas estavam guardadas para a segunda parte da etapa, com um misto de trilhos e singles tracks colocavam os atletas ao rubro recuperando desta forma a parte psicológica e focarem-se na linha de chegada e finalizarem a primeira etapa.

E a festa mantinha-se na zona ribeirinha de Tavira, a chegada de cada dupla era aplaudida como se todos fossem vencedores.

Agora tempo de descanso pois faltava a segunda etapa, que pelas indicações fornecidas seria mais rápida, mas muito mais técnica.

Etapa final

Segunda etapa do Algarve Bike Challenge, 08h15 já tínhamos atletas na zona da partida, últimas afinações nas máquinas, convívio, risadas e brincadeiras entre todos.

Briefing e 09h10 partida dos primeiros atletas.

Uma etapa mais curta que a primeira, os atletas tinham que enfrentar 69km com 1400metros de acumulado, o dia estava ligeiramente mais quente que o dia anterior.

O Sol trazia a beleza das paisagens, adivinhava-se uma etapa bem mais rápida.

Como tinha chovido no final e noite do dia anterior o solo estava com menos pó, mas em contra partida tínhamos que redobrar os cuidados nas zonas de pedra.

Foto: Sandra Conceição

Os atletas encontraram nesta etapa trilhos rápidos, descidas sinuosas com pedras em que tínhamos que escolher bem onde colocar as rodas, terreno duro nalgumas zonas, singles tracks que levavam a loucura de qualquer participante, as belas paisagens que a zona proporciona eram a delícia para os atletas.

Mas a navegação na parte final era muito importante neste dia, como foi deixado o alerta por parte da organização.

Mesmo sendo uma zona completamente diferente da primeira etapa, os atletas não se fizeram rugados e pedalavam no seu máximo, o objetivo era manter as suas posições na tabela ou quem sabe ainda conseguirem recuperar algumas na intenção de subirem na classificação final.

Foto: Sandra Conceição

Como já é habitual no final da etapa que encerra o Algarve Bike Challenge, tínhamos a entrega a cada atleta a tão desejosa medalha de finisher de mais uma belissima edição e a fotografia no pódio dos FINISHERs

Era tempo de se fazer a festa de encerramento com a entrega de prémios aos vencedores, aqueles que nestes 3 dias lutaram, cerraram os dentes, empenharam-se determinados a vencer as adversidades da prova e chegarem ao final.

A representação de OPraticante.pt, esteve a cargo da dupla Rui Bastos e Mário Pereira, que terminaram o conjunto da prova num 121º lugar no escalão Master Man com um tempo total de 10horas e 19minutos.

Resultados finais.

Parceiros