AMARANTE CHRISTMAS TRAIL – A FESTA DO NATAL
Uma dúzia de edições do Amarante Christmas Trail, sempre com o mesmo espírito natalício que a equipa desportiva A.D. Amarante Trail Running proporciona a todos os atletas nesta época do ano.
OPraticante.pt em destaque coletivamente e individualmente no Mini Trail.
Nelson Loureiro, Abílio Fernandes, Henrique Loureiro e Célia Neto conseguiram levar o nosso órgão de comunicação ao primeiro lugar no pódio.
Nelson Loureiro e Célia Neto venceram a geral masculina e feminina.
Abílio Fernandes obteve o 4º da geral e Henrique Loureiro 36º geral.
Leia também
HO, HO, HO E O AMARANTE CRISTMAS TRAIL A CHEGAR
Texto: Célia Neto // OPraticante.pt
Gigante moldura humana no Amarante Christmas Trail
A cidade de Amarante já está habituada no fim de semana antecedente ao Natal a estar bem recheada de atletas vindos de todos os lados do país a festeja a verdadeira festa natalícia do desporto.
Mais uma edição composta pelas mesmas 4 distâncias, 12km, 20km e 30km e uma caminhada que têm a habitual partida na mítica Ponte Romana de Aboadela.
Desta vez com chegada no novo passeio pedestre da Avenida General da Silveira, que no meu entender criou uma gigante moldura humana ao longo deste grande passeio.
Amarante Chistmast Trail é das poucas provas que eu conheço em que a caminhada é a segunda distância a partir, seguindo-se a distância de 20km e 12km.
Mas no decorrer da prova de trail percebe-se que faz toda a lógica o horário da partida de cada distância, pois passado poucos minutos todos os atletas num piscar de olhos e sem se aperceberem se juntam todos no trilho a desfrutar e a conviver o Natal.
Nesta prova a côr vermelha predomina pelos trilhos de Amarante. Até as fitas de marcação dos trilhos são das cores natalícias, brancas com letras vermelhas.
O verdadeiro espírito do Trail
E sem dúvida alguma que na Amarante o verdadeiro espírito do Trail e o verdadeiro espírito Natalício se casam um com o outro.
Principalmente os caminheiros anseiam pela passagem no famoso sofá e no famoso baloiço, todos se querem lá sentar, e todos querem a famosa fotografia da praxe desta prova.
Pela 4ª vez participo nesta prova, já realizei todas as distâncias e sem dúvida que a prova mais longa é a mais desafiante.
Mas pela 2ª vez acabo a prova de coração apertadinho pois só me vem á memória o nosso querido fotógrafo Bernardino que para sempre a sua alegria e humildade será inesquecível.
Para os malucos do Trail que adoram “pequinicar” em tudo da mesa na ceia de Natal inscrevam-se na próxima “XIII edição do Amarante” pois garanto-vos que não precisam de esperar pelo dia de Natal.
O reforço final desta prova já tem todos os ingredientes, para não falar muito também dos excelentes prémios de pódio em que o Pai Natal enche bem o sapatinho e as fotos falam por si.
Desejo a todos os meus amigos do Trail que a vossa presença seja o maior presente de Natal e que a doçura das vossas ações encham o coração do outro.
Vencedores dos 30km:
Bruno Pereira, Amigos 100 Limites e Paula Soares, Saca Trilhos Anadia;
Hugo Pinto e Paula Barbosa, ambos do EDV – Viana Trail;
Carlos Vieira, Tuga Mobile ADAP Trail e Fátima Novais, individual.
Vencedores dos 20km:
Ricardo Queirós, Fridão Sem Limites e Lucinda Sousa, indivídual;
Leonel Cunha, EDV – Viana Trail e Gisela Sousa, AD Marco 09;
André Valente, Duelo D’Ocasião e Margarida Sousa, AD Marco 09.
Vencedores dos 12km em que OPraticante.pt dominou
Nelson Loureiro e Célia Neto, ambos de OPraticante.pt;
Isaías Pina, Grupo Desp. RGS atletismo e Tânia Costa, .com – Ori Minho;
Luís Gomes, MSS – Grupo Desp. Gondomar e Goreti Correia, Amigo Trail Run.