ANA LOSPITAO FESTEJA EM SALVATERRA DE MAGOS
Ana Lospitao - Foto: Rodrigo Rodrigues / FP Ciclismo
Ana Lospitao (Electromercantil-GR100) foi a mais forte na segunda etapa da 5.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19.
A jovem espanhola venceu o sprint em pelotão na chegada a Salvaterra de Magos, mas Vega Iglesias (Mirat Team) segurou a liderança da classificação geral da prova.
Leia também
CHAMUSCA, ESPANHOLAS DOMINAM PRIMEIRO DIA
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
Ana Lospitao conseguiu impor-se e conquistou a segunda etapa
A primeira etapa em linha da edição de 2026 arranca da Azambuja, numa ligação de 60,7 quilómetros até Salvaterra de Magos.
À partida, Vega Iglesias, da Mirat Team, envergava a camisola amarela, depois de ter assumido a liderança da classificação geral no contrarrelógio por equipas inaugural na Chamusca.
Os primeiros quilómetros foram disputados em pelotão compacto, com exceção para o ataque de Ivet Alcaraz (Mirat Team) para garantir a pontuação máxima na contagem de montanha de terceira categoria no alto de Vale de Paraíso.
A espanhola foi, no entanto, rapidamente alcançada após a passagem pelo prémio de montanha.
Poucos quilómetros depois surgiu nova movimentação.
Noa Alderete, da Tenerife Bike-Point La Sede, conseguiu destacar-se do pelotão e passou a rolar isolada na frente da corrida.
A aventura da jovem espanhola prolongou-se durante cerca de nove quilómetros, antes de ser alcançada ao quilómetro 24, reagrupando-se novamente a corrida.
A partir daí, nenhuma movimentação conseguiu evitar que a decisão fosse transportada para os quilómetros finais.
O grupo chegou compacto a Salvaterra de Magos, preparando uma chegada ao sprint na Avenida Dr. Roberto Ferreira Fonseca.
Na frente, Ana Lospitao, da Electromercantil-GR100, conseguiu impor-se e conquistou a segunda etapa da 5.ª Volta a Portugal Feminina Sub19.
Maria Joaquina, da Rio Miera – Meruelo – Adarsa, terminou na segunda posição e a sua colega Claudia de Diego completou o pódio.
As três foram classificadas com o mesmo tempo de 1 hora, 42 minutos e 37 segundos, numa etapa disputada à média de 35,491 km/h.
Vega Iglesias segura liderança da Volta Feminina Sub-19
A classificação geral manteve Vega Iglesias, da Mirat Team, na liderança.
A espanhola soma agora 2h31s, com as suas colegas de equipa, Chavela Gonzalez na segunda posição e Jimena Laiz, terceira, ambas a oito segundos.
Vega Iglesias continua também a liderar a classificação das Sub17, à frente de Chavela Gonzalez e Jimena Laiz.
Nas restantes classificações o ataque de Ivet Alcaraz em Vale de Paraíso colocou a corredora da Mirat Team no comando da classificação da montanha, com cinco pontos.
Na classificação por pontos, Ana Lospitao assumiu a liderança com 10 pontos, os mesmos de Claudia de Diego.
Coletivamente, a Mirat Team conserva o primeiro lugar da classificação geral por equipas.
A 5.ª Volta a Portugal Feminina Sub19 termina este domingo com a etapa decisiva.
Serão 60 quilómetros entre Caldas da Rainha e Montejunto, no Cadaval.
Um percurso com 1230 metros de desnível positivo e final instalado numa contagem de montanha de 1.ª categoria.

