ANA SANTOS COM UMA CORRIDA EXCELENTE NA TAÇA DO MUNDO DE XCO

Ana Santos
Share the post "ANA SANTOS COM UMA CORRIDA EXCELENTE NA TAÇA DO MUNDO DE XCO"
Ana Santos foi o melhor elemento da Seleção Nacional, terminando na 27.ª posição a prova de sub-23 femininas da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Val de Sole.
Na aproximação ao Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores, que decorre em Anadia de 6 a 9 deste mês, Ana Santos conseguiu o melhor resultado da época em provas da Taça do Mundo.
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
Ana Santos melhor portuguesa na Taça do Mundo de XCO
A corredora portuguesa fez uma prova em progressão, subindo na classificação volta após volta para terminar no 27.º lugar, a 8m24s da vencedora, a dinamarquesa Heby Sofie Pedersen.
O pódio completou-se com a neozelandesa Samara Maxwell, a 38 segundos, e com a suíça Ronja Blöchlinger, a 2m02s.
“A Ana ficou presa numa queda logo no início, perdendo mais de um minuto logo na start loop.
Ficou quase em último lugar no pelotão, mas, a partir daí, fez uma corrida excelente, sempre em recuperação”, explica o selecionador nacional, Pedro Vigário.
A Seleção Nacional contou com dois corredores na prova de sub-23 masculinos. João Cruz, 54.º, foi o mais bem colocado, ficando a 6m21s do vencedor, o canadense Carter Woods.
Outras prestações lusas
Diogo Neves foi 80.º, a 9m40s. João Cruz viveu uma situação semelhante à de Ana Santos, atrasando-se também devido a uma queda no início da prova.
Carter Woods foi acompanhado no pódio de sub-23 pelo francês Adrien Boichis, que ficou a 31 segundos do vencedor, e pelo estadunidense Riley Amos, a 45 segundos.
Ricardo Marinheiro deveria ter vestido as cores nacionais na prova masculina de elite, mas uma lesão contraída numa queda durante os treinos impediu o corredor português de competir em Itália.
Em contrapartida, em representação do Guilhabreu MTB, Roberto Ferreira esteve em prova, sendo o 77.º, a 11m36s do vencedor, o suíço Nino Schurter.
A correr como individual, Gonçalo Bandeira esteve em Val di Sole, competindo na Taça do Mundo de Downhill (DHI).
O português foi um dos 32 corredores que conseguiram apurar-se para a final, terminando a corrida decisiva no 29.º lugar, a 24,347 segundos do canadense Jackson Goldstone, o mais veloz.