André Sousa coroado como o rei mais jovem de sempre

André Sousa

Após uma batalha titânica de cinco horas e meia e 106 jogadas, o mestre internacional André Sousa ( GD Dias Ferreira ) resistiu a todas as investidas do também mestre internacional Sérgio Rocha ( Barreirense ) e conseguiu um empate com sabor a vitória, que o consagra como o campeão nacional mais jovem de sempre no xadrez português.

André Sousa coroado como o rei mais jovem de sempre no xadrez português

André Sousa somou 6,5 pontos em oito jogos, os mesmos de Sérgio Rocha, mas as contas do desempate foram favoráveis ao jogador do GD Dias Ferreira, que assim consegue o primeiro título absoluto aos 17 anos e cinco meses.

Na terceira posição ficou o grande mestre António Fernandes ( Filiados na FPX ), que passa a coroa conquistada na época passada.

Fernandes é o recordista de títulos nacional, com 15 alcançados, e, era, até agora, o campeão mais jovem, pois o primeiro título conquistado, já no longínquo ano de1980, foi conseguido com a idade de 17 anos e 11 meses.

A fase final do Campeonato Nacional Individual Absoluto decorreu nas instalações da Douro Marina, em Vila Nova de Gaia e foi a principal prova de um conjunto que também integrou os Campeonatos Nacionais Femininos e de Amadores.

Classificação Final

1.º André Ventura Sousa (MI, GD Dias Ferreira), 6,5 pontos;
2.º Sérgio Rocha (MI, Barreirense), 6,5;
3.º António Fernandes (GM, Filiados na FPX), 5,5;
4.º Pedro Rego (CM, CXAE Filipa de Lencastre), 4;
5.º Vasco Diogo (MF, Académica de Coimbra), 3,5;
6.º José Padeiro (MF, O Amanhã da Criança), 3;
7.º Paulo Costa (Cine Clube de Torres Novas), 2,5;
8.º António Vasques (MF, Sporting), 2,5;
9.º Ivo Dias (CM; CX A2D), 2.

Mais artigos sobre este evento podem ser visualizados aqui.

Parceiros