ANTALYA 2022, JORGE FONSECA DE OURO

Antalya 2022

Jorge Fonseca vs Onise Saneblidze

Jorge Fonseca conquistou a Medalha de Ouro no último dia do Grand Slam Antalya 2022, que se cumpriu este domingo, 3 de abril.

Ao longo dos 3 dias, a prova que que antecede o Campeonato da Europa de Judo – Sofia 2022 (29 abril a 1 de maio) reuniu os Melhores Judocas do Mundo, num total de 525 Atletas (312 Masculinos e 213 Femininas) em representação de 63 Países.

Neste terceiro e último dia de combates, entraram nos tatamis os judocas das categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, com 2 Atletas Lusos em ação:

Leia também

ANTALYA, BÁRBARA TIMO CONQUISTA BRONZE

GRAND SLAM ANTALYA 2022

Página da Federação Portuguesa de Judo

Jorge Fonseca manteve invencibilidade no Grand Slam Antalya 2022

Jorge Fonseca (-100 kg) entrou na competição como cabeça-de-série (nº2 do ranking mundial) e estreou-se na segunda ronda, onde superou Gonchigsuren Batkhuyag (32º), por acumulação de ‘shidos’ do mongol.

Na ronda seguinte venceu com um ‘ippon’ pontuado em 1 minuto e 30 segundos, superando o dinamarquês Mathias Madsen (Campeão Europeu de Sub-23 em 2020).

Nos quartos-de-final encontrou o nº15 do ranking mundial, Onise Saneblidze, da Geórgia, e dominou o combate, pontuando ‘wazari’ antes do ‘ippon’ que lhe garantiu o lugar na semifinal.

O Bicampeão do Mundo Português garantiu o acesso à final, após ultrapassar o canadiano Kyle Reyes (atual Campeão Panamericano, 20º do ranking), num confronto que voltou a dominar, ganhando vantagem por ‘wazari’ e finalizando com ‘ippon’.

Antalya 2022
Jorge Fonseca vs Nikoloz Sherazadishvili – Foto: Jensen Lars Moeller

Na grande final da sua categoria, enfrentou o espanhol Nikoloz Sherazadishvili (Campeão do Mundo de -90 kg, transitou para os -100 kg após os Jogos Olímpicos).

Num invulgar confronto entre dois dorsais vermelhos (símbolo de Campeão Mundial), Jorge Fonseca voltou a demonstrar a sua grande forma, alcançando o ‘ippon’ em menos de dois minutos e conquistando a Medalha de Ouro.

Com este resultado, o português soma a terceira Medalha de Ouro em competições internacionais em 2022 e está invicto há 14 combates.

Patrícia Sampaio cedeu no primeiro minuto do combate

Na categoria -78 kg, Patrícia Sampaio (-78 kg) não combateu na primeira ronda, vencendo por falta de comparência da sua adversária, Yelyzaveta Lytvynenko, da Ucrânia.

Na ronda seguinte, cedeu perante a vencedora do Grand Slam Paris 2022 – Audrey Tcheumeo (14ª do ranking mundial), sofrendo o ‘ippon’ da francesa no primeiro minuto do combate.

Antalya
Bárbara Timo – Foto: @ IJF

Bárbara Timo, foi a segunda melhor portuguesa neste Grand Slam

Recordamos que nos primeiros dias da prova, os melhores resultados portugueses tinham sido obtidos por Bárbara Timo (-63 kg), que subiu ao pódio no sábado para receber a Medalha de Bronze, enquanto Telma Monteiro (-57 kg) e Rodrigo Lopes (-60 kg) alcançaram o 5º lugar no dia inaugural.

Após os resultados dos 3 dias (1 Medalha de Ouro, 1 de Bronze e dois 5º lugares), Portugal terminou no 6º lugar do ranking dos 63 Países presentes (https://live.ijf.org/gs_tur2022/medal_ranking).

A Seleção Nacional Portuguesa presente neste evento composta por 9 Atletas:

Catarina Costa (-48 kg);
Joana Diogo (-52 kg);
Telma Monteiro (-57 kg);
Bárbara Timo (-63 kg);
Patrícia Sampaio (-78 kg);
Rodrigo Lopes (-60 kg);
Francisco Mendes (-60 kg);
João Fernando (-81 kg);
e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Ana Hormigo.

Parceiros