Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Armando Teixeira, o bom filho à casa torna!

É com muito orgulho que a equipa Salomon Suunto Portugal acolhe o regresso de Armando Teixeira, uma das figuras mais respeitadas do trail running nacional.

Armando Teixeira está de volta à equipa Salomon Suunto Portugal

Atleta autêntico, humilde e generoso reúne as características essenciais desta modalidade manifesta-se bastante satisfeito. “Que bom que é voltar a casa”, após duas temporadas fora e muitas mudanças que, segundo o próprio, se deram “sempre na minha linha, orientadas pela minha visão”.

Armando Teixeira deixou para trás a sua profissão de técnico de alta tensão e voltou aos estudos, frequentando agora o 3.º ano da Licenciatura em Treino Desportivo, tendo dado desde já os primeiros passos como treinador na Plataforma beAPT, do seu treinador Paulo Pires. “Arriscar é algo que me dá prazer. Aprendi e ganhei muito a nível pessoal e profissional nestes dois últimos anos, que não foram tão bons a nível de resultados desportivos, mas os ganhos foram bem maiores”, confessa.

Com onze anos de experiência na modalidade e muitas montanhas conquistadas, o atleta poderá aplicar todo o conhecimento que possui na modalidade da qual é uma insígnia.

Armando Teixeira
Armando Teixeira – Foto: Telmo Dourado

Pai, a referência, o pilar do trail running

Agora o “pai, a referência, o pilar” do trail running, nas palavras de Romeu Gouveia, Tiago Cantante Romão e Ester Alves, volta à casa que o acolheu em 2011, na Serra da Lousã, onde pisou pela primeira vez os trilhos. “Sinto como se nunca tivesse saído desta família, desta casa. Há dois anos ambos percebemos que a mudança seria o melhor para mim e ter uma marca que percebe isso e te abre as portas de casa novamente é algo que pode não parecer normal, mas diz muito acerca da Salomon, da Suunto e das pessoas que as representam”.

Sinto-me honrado e lisonjeado, este é o melhor reconhecimento que podia ter!”, conclui o atleta.

Ester Alves, Romeu Gouveia e Tiago Cantante Romão, seus companheiros de equipa, receberam a notícia com entusiasmo. Não só Armando Teixeira não é um desconhecido, como todos têm aventuras com ele e o consideram a referência do trail em Portugal.

Vai ser muito bom voltar a estar tão próxima do Armando, vamos poder trocar mais ideias, partilhar os trilhos e de certeza que haverá mais diversão”, refere Ester Alves.

Equipa Salomon Suunto Portugal – Foto: Telmo Dourado

Um pai que volta a casa

Já Romeu Gouveia revela que encarou este regresso como “um pai que volta a casa”. Armando sempre “levou o benjamim pela mão” e ensinou-lhe tudo o que sabia. “É uma pessoa muito especial para mim, ajudou-me e ensinou-me muito, tenho imenso carinho por ele. É uma pessoa que acrescenta sempre qualquer coisa à modalidade e sabe desfrutar da montanha”, acrescenta.

Tiago Cantante Romão, que se juntou no ano passado à equipa, disse que sentiu uma grande alegria com a chegada Armando. “É uma grande referência e nós idolatramos sempre um bocadinho as referências, mas depois percebemos que é um de nós e é muito fácil conversar com ele. É muito gratificante ter o Armando na equipa”.

Com a equipa completa, os quatro mosqueteiros fazem-se já aos trilhos no próximo fim de semana no Grande Trail Serra D’arga: Armando nos 27km, Romeu nos 37km, Ester nos 55km e Tiago no apoio à equipa.

Texto: Ana Águas
Fotos: Telmo Dourado

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta