ARMINDO ARAÚJO DE VOLTA ÀS VITÓRIAS

Armindo Araújo

Armindo Araújo e Luís Ramalho - Foto: Organização

Armindo Araújo e Luís Ramalho, no Skoda Fabia RS Rally2, sagraram-se vencedores, na noite deste sábado, do Rali de Castelo Branco, naquele que foi o regresso do piloto de Santo Tirso aos triunfos no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).

Terminou a quinta prova da época com 11.9 segundos de vantagem face a José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2).

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Pela primeira vez este ano foi quebrada a hegemonia de Kris Meeke, muito embora esteve tivesse liderado o rali albicastrense até três classificativas do final, quando problemas no acelerador do Hyundai i20 N Rally2 o fizeram perder mais de 3 minutos.

Kris Meeke – Foto: Team Hyundai Portugal

Meeke esteve na frente em 8 das 11 classificativas e já acumulava uma vantagem de 22.4s para Armindo Araújo até lhe surgir tal contratempo.

Caiu para o nono lugar e se na Power Stage ainda poderia somar alguns pontos extra, um furo custou-lhe mais 30 segundos, saindo de Castelo Branco com um magro sexto lugar final a nível de CPR.

De qualquer modo, o grande ponto de interesse incidiu no duelo pela segunda posição, travado entre Armindo Araújo e José Pedro Fontes.

José Pedro Fontes – Foto: Organização

Contudo, o piloto do Skoda começou o último dia ao ataque e foi consolidando o seu andamento.

Deixou o rival para trás ainda antes de ascender à liderança, confirmando depois um triunfo que já perseguia desde o início da época.

Na parte final, João Barros (VW Polo GTI R5) não conseguiu segurar o último lugar do pódio no despique com o galego Roberto Blanch (Skoda Fabia RS Rally2), enquanto Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2) procurou, acima de tudo, chegar ao fim e concretizou esse objetivo na frente de um “discretoPedro Almeida (Skoda Fabia Rally2 evo).

Pouca sorte teve Ernesto Cunha (Skoda Fabia Rally2 evo), que perdeu o sexto lugar (CPR) no penúltimo troço ao ficar “preso” numa barreira e perder quase 4 minutos.

Gonçalo Henriques – Foto: Organização

2RM (duas rodas motrizes) a emoção pelo pódio foi uma constante

Nas 2RM (duas rodas motrizes), a saída de estrada do líder Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) no primeiro troço do dia deixou via aberta ao campeão Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4), que a partir daí fez uma gestão a pensar na vitória.

Mas nos lugares seguintes a emoção foi uma constante e Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4), graças a um excelente ritmo, não deixou fugir a segunda posição, mesmo bastante pressionado na parte final por Pedro Pereira (Peugeot 208 Rally4).

Este último, vencedor em 2023 do FPAK Júnior Team, foi outro dos jovens em destaque, logrando resistir a adversários mais experientes como Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) ou Rafael Cardeira (Peugeot 208 Rally4) – vencedor da Power Stage –, que terminou (5º) com uma escassa vantagem em relação ao local Pedro Silva (Peugeot 208 Rally4).

Afonso Costa – Foto: Organização

A prova de abertura do FPAK Júnior Team de ralis 2024 revelou-se, como seria previsível, entusiasmante, com a vitória a ser conquistada pela dupla Afonso Costa/Frederico Meireles, depois de Tiago Santos, o líder do primeiro dia, ter saído de estrada logo no início desta derradeira jornada.

A partir daí, Costa procurou, e teve êxito, resistir à pressão ditada por Francisco Custódio.

No derradeiro troço, este último sofreu um furo e acabaria por perder a segunda posição a favor de Ricardo Rocha, enquanto Pedro Silva e Eduardo Santos também finalizaram o seu primeiro rali da temporada.

A próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis será o Rali Vinho da Madeira, no primeiro fim de semana (1/2/3) do mês de agosto.

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