ATLETISMO ANIMOU A MARGINAL DE MIRAMAR
Na antevisão da abertura da época balnear com o calor a aumentar e com as pessoas a aproveitarem o litoral para se distrair, um dos melhores conceitos para esta época são as corridas junto ao litoral.
A ProEvents aproveitou este conceito e voltou a apresentar Corrida de Miramar que encheu a marginal de Miramar de animação e de cor.
Texto: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos: Renato Cerqueira // Proevents
Corrida da marginal de Miramar
A 3ª corrida da marginal de Miramar aconteceu no dia 5 de Junho na freguesia de Arcozelo, Vila Nova de Gaia e foi uma organização da ProEvents em conjunto com a junta de freguesia de Arcozelo e do município de Vila Nova de Gaia, com o apoio de OPraticante.pt como média.
A todos que desejassem participar no evento, podiam escolher entre a corrida cronometrada de dez quilómetros e ainda a tradicional caminhada sem fins competitivos na distância de cinco quilómetros.
A equipa de OPraticante.pt esteve presente na corrida da marginal de Miramar e agora apresentamos nota como tudo decorreu.
Percurso plano a duas voltas ideal para boas marcas
A corrida da marginal de Miramar teve partida e chegada na rua Esplanada da Praia junto ao Necas Bar e aos atletas era proposto duas voltas a um percurso de cinco quilómetros e quem conhece esta zona sabia logo de antemão que não teria muitas dificuldades para o completar pois este era quase todo plano.
Logo após a partida, os atletas viravam à esquerda para subir a avenida Vasco da Gama e daí seguirem pela Avenida Sacadura Cabral junto ao clube de golf indo até à zona da praia de Aguda.
O retorno era feito junto ao apeadeiro de comboios local e percorria-se em sentido inverso os primeiros quilómetros, mas com passagem na rua doutor Egas Moniz para descer para a zona de meta.
O percurso desta prova é muito simples e onde as maiores dificuldades são a ligeira subida junto ao ponto de retorno e os últimos quatrocentos metros de prova que são em estrada em empedrado.
Em abono da verdade, podemos dizer que nesta prova e neste dia, o maior obstáculo que os atletas tiveram foi mesmo o vento que se fazia sentir forte e quando os atletas se dirigiam para a meta estava contra e dificultava mais a tarefa de quem corria.
Recreio Desportivo de Águeda faz a dobradinha em Miramar
João Almeida vence 3ª Corrida de Miramar
O grande vencedor da edição deste ano da corrida de Miramar foi João Almeida do Recreio Desportivo de Águeda que dominou a prova de princípio a fim e terminou isolado com 30:15min e a estabelecer por larga margem um novo recorde no percurso.
Completaram o pódio Tozé Castro do EV PERALTAFIL com 31:41min e Hélder Pires do Clube de Atletismo de Ovar com 31:59min.
Joana Nunes vence no sector feminino
A vertente feminina da prova desenrolou-se da mesma forma que a vertente masculina com a vencedora Joana Nunes do Recreio Desportivo de Águeda a fazer uma prova sempre na dianteira e a controlar a concorrência para cortar a meta isolada com 36:42min e tal como o seu companheiro de equipa a estabelecer um novo recorde feminino no percurso.
A completar o pódio ficaram Tânia Fernandes do Leixões SC com 37:51min e Mónica Fernandes do Clube de Atletismo de Ovar com 38:43min.
OPraticante.pt
A equipa do OPraticante.pt esteve representada por Nuno Fernandes (214º geral / 50º sénior) – 01:02:08 e Isabel Dourado (221ª geral / 13ª Vet I) – 01:03:52 e ainda por Raquel Neto na caminhada.
Evento bem organizado e com grande adesão ao evento
O secretariado da prova foi novamente junto ao hall de entrada de um restaurante local.
Aos atletas era entregue um saco alusivo à prova com uma t-shirt técnica no mesmo tom, o dorsal com chip e folhetos promocionais.
Após a prova era entregue para alem da medalha finisher, uma bola de Berlim e águas. Para um preço de inscrição de 8/10 euros, o que foi entregue aos atletas está a um nível aceitável.
Junto ao local de partida e chegada da prova, tudo estava bem isolado e sinalizado e com a animação desde cedo no local.
O local era ideal para se fazer um aquecimento em condições e com paisagens de sobra para se tirar as boas fotografias da praxe.
Percurso de qualidade e desta vez bem isolado
O isolamento do percurso que esteve a um bom nível. Não se verificou interferências no percurso da prova e em todas as ruas e cruzamentos havia autoridade a controlar o tráfego.
O percurso desta prova como mencionado anteriormente é propício a boas marcas já que é praticamente plano.
Quanto à organização do percurso, todo o percurso tinha na sua extensão placas informativas com a quilometragem e tudo bem sinalizado.
As provas que decorreram no evento estavam sempre bem separadas e sem atrapalhações entre os participantes.
A prova teve dois abastecimentos de águas ao quilómetro cinco e ao quilómetro sete.
Mais uma vez, pouco público a assistir à prova
É já tradição as ruas portuguesas estarem despidas de público quando há provas de atletismo. Apesar da prova ter-se realizado numa zona litoral bem localizada, o facto é que a prova, tirando uma ou outra pessoa, não teve quase ninguém a assistir à prova.
Corrida da Marginal de Miramar, uma prova boa para a época balnear.
A corrida da marginal de Miramar teve este ano a terceira segunda edição e confirmou os pergaminhos que tinha evidenciado o ano passado.
É uma prova com um conceito que é bastante interessante e apelativa para a época do ano e dada a localização da prova.
A prova teve um total de 237 atletas finalizadores e foi o menor número de participantes nas três edições do evento.
Retirar o evento do mês de Junho e o colocar no final do mês de Maio era o melhor a se fazer para aumentar o número de participantes, pois Junho é um dos meses mais preenchidos no calendário de provas.
Sunset Running 2022
O próximo evento da ProEvents será uma prova sunset com a Sunset Running 2022 que acontecerá em Lordelo, Paredes, que acontecerá no dia 9 de julho.
Mais informações sobre a prova.