Aurélien Fontenoy venceu o Open Internacional de Trial Bike Arcos de Valdevez

O francês Aurélien Fontenoy, Vice-Campeão do Mundo de Trial Bike, venceu de forma categórica o Open Internacional de Trial Bike de Arcos de Valdevez na categoria de elites. Na segunda prova do Campeonato do Minho de Trial Bike – Herdmar, disputada no Campo do Trasladário, também venceram Jesus Lopez e Daniela Neves (nível 3), Pedro Gonzalo (nível 2), Simão Sousa (nível 1), João Rocha (promoção 1) e Jorge Garcia (promoção 2).

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e ACRAP – Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o Open Internacional de Arcos de Valdevez contou com a presença dos melhores atletas da especialidade, tendo sido a segunda etapa do Campeonato do Minho que terminará em Braga, no dia 21 de junho, com a realização do Troféu Ibérico.

Aurélien Fontenoy (Clic VTT), Vice-Campeão do Mundo de Trial Bike, foi o melhor atleta elite em Arcos de Valdevez, concluindo as zonas sem penalizar uma única vez. Na segunda posição classificou-se o também francês Clement Boniface (Gresi Free Ride) e em terceiro o minhoto João Sousa.

Daniela Neves venceu em femininos, enquanto o espanhol Jesus Lopez (Leon EDC) alcançou o primeiro lugar do pódio na categoria nível 3, à frente de Jorge Ferreira e Filipe Gomes.

No nível 2 a vitória foi de Pedro Gonzalo (Bici Verde C.C.), seguindo-se na classificação Luís Araújo e Ricardo Simões. Simão Sousa venceu em nível 1 averbando um melhor desempenho do que Carlos Gonçalves e Diego Barreiro (Bici Verde C.C.), respetivamente, segundo e terceiro classificados.

Nas categorias de promoção os vencedores foram João Rocha (promoção 1) e Jorge Garcia (promoção 2).

O que é o Trial Bike?

O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.

O objetivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

Berço do Trial Bike nacional, o Minho já acolheu o primeiro Campeonato Nacional, diversas provas da Taça de Portugal, o 1º Campeonato Regional do Minho e o Open de Portugal desta vertente do ciclismo.

Texto de: A.C.M.
Foto de: Jorge Almeida/A.C.M.

Parceiros

Deixe uma resposta