AVEIRO UMA CORRIDA DE EXCELÊNCIA

Aveiro

Uma imagem que vale por mil palavras - Foto: Organização

A quarta edição da Maratona da Europa – Aveiro, marcou a cidade de Aveiro, com a presença de milhares de participantes, nas várias distâncias à sua disposição.

Foram quatro as distâncias, colocadas à disposição dos amantes do desporto que podiam escolher participar na Maratona, 42,195 km, na Meia Maratona, 21,0975 km, na Mini-Maratona, com 10 km ou na Caminhada de 5 km, destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos.

Leia também

A MARATONA DE MIL EMOÇÕES

CENÁRIO IDÍLICO DO RIO DOURO PARA CORRER

Site oficial

Foto: Organização

Aurora Cunha e João Neto dois incríveis embaixadores em Aveiro

Foi uma organização da Câmara Municipal de Aveiro e da GlobalSport, marca comercial da GSX Portugal Lda., liderada por Paulo Costa, com o apoio e envolvimento da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Ílhavo e com o apoio média de OPraticante.pt.

Desde 2023 que a Maratona da Europa é Prova Oficial da World Athletics com o selo de Road Race Label.

Uma patente que coloca Aveiro na rota das melhores maratonas mundiais.

Aveiro
Aurora Cunha – Embaixadora do evento – Foto: Organização

Contou com dois incríveis embaixadores:

Aurora Cunha, uma das mais emblemáticas atletas portuguesas, tendo deixado uma marca indelével no mundo do atletismo, que incentivou incansavelmente os atletas até à linha de chegada;

e João Neto, conhecido como “O Maratonista das Coisas Impossíveis“, que correu a empurrar seis crianças especiais numa cadeira de rodas, sendo ambos grandes exemplos de superação e fontes de inspiração para todos aqueles que aceitaram o desafio.

Aveiro
João Neto – Embaixador do evento – Foto: Organização

Nada foi deixado ao acaso, tendo a organização disponibilizado:

um espaço para guarda-roupa na partida / meta para os participantes.

assim como chuveiros para que todos pudessem usufruir em pleno a experiência de participar em uma das mais bonitas maratonas.

Aveiro
Foto: Organização

Mais de vinte mil participantes na Maratona da Europa

Mas este ano permitam-me que vá ainda mais fundo da questão no sublinhado de “simpatia barra profissionalismo”.

Refiro-me à notável Associação Portuguesa de Ciências da Medicina Chinesa e à sua academia uma das novidades da Expo Maratona da Europa.

Cujos elementos contribuíram para o sucesso do evento, dando a conhecer o maravilhoso mundo da milenar medicina chinesa de uma forma soberba.

E não desprestigiando nenhum destes elementos, e compreendendo a sua posição, quando 99% já arrumavam o material para desfrutar do almoço bem que mais merecido, um de seu nome Aurélio Pereira, continuava a auxiliar os participantes, afim de lhes proporcionar uma melhor recuperação.

Aveiro
David Silva – CEO de OPraticante.pt após um belo tratamento dado por Aurélio Pereira da Academia Portuguesa de Ciências da Medicina Chinesa

Aqui fica o registo do agradecimento em nome do nosso órgão de comunicação e do nosso CEO David Silva a este elemento que o ajudou na sua recuperação e que depois dele continuou a massajar outros atletas que consecutivamente iam chegando.

A Maratona da Europa teve transmissão em directo para todo o mundo, através da TVI, o canal líder da televisão portuguesa, que esteve em Aveiro, com o prestigiado jornalista João Fernando Ramos e se ficaste curiosos podes sempre assistir acedendo à tviplayer.

Mais de vinte mil atletas, provenientes de mais de setenta países, participaram na fantástica festa do desporto.

Foto: Organização

Mohamed Chaaboud estabeleceu um novo recorde da prova

Um novo recorde da prova foi estabelecido pelo atleta de Marrocos, Mohamed Chaaboud, com o tempo de 2h09m19s.

Uma das grandes marcas mundiais do ano e uma das melhores marcas de sempre realizadas numa maratona em Portugal, logo seguido pelos atletas quenianos Dominic Omare, 2h09m59s e Silas Sugut, 2h10m29s.

O melhor português, foi Carlos Costa, do Vizela Corre, que completou os 42,195 km, em 2h23m21s.

Foto: Organização

Em femininos, a vitória foi da queniana Betty Chepleting 2h32s04m com a portuguesa Vanessa Carvalho, do Sporting de Braga a chegar na segunda posição com um excelente recorde pessoal, 2h32m23s, e na terceira posição Susana Cunha, do RD Águeda, 2h43m25s.

A meia-maratona contou com o triunfo de João Almeida, do Recreio de Águeda, em 1h05m28s, e da Mónica Silva, do Salgueiros, acalentando o sonho de poder ser convocada para a meia-maratona nos Europeus de Roma 2024, ao bater aos 40 anos o seu recorde pessoal na meia-maratona, com a marca de 1h12m47s.

Podes consultar as classificações aqui.

Aveiro
Aquele abraço sentido de quem se superou – Foto: Organização

Aveiro um ambiente único

Aveiro é, ao longo deste ano, Capital Nacional de Cultura, e a cultura do desporto está enraizada nas pessoas.

Nas boas gentes de Aveiro, de Ílhavo…da Bairrada.

Quem nos acolhe faz-nos sentir em casa.

Correndo o risco de me tornar repetitivo, ano após ano, a região “veste-se de festa e de hospitalidade”, proporcionando um ambiente único para todos.

Desde os habitantes, que saem às ruas para encorajar os corredores, até aos voluntários que garantem o bom funcionamento do evento, todos contribuem, de sorriso estampado no rosto, para uma atmosfera única e inspiradora.

Depois, o percurso pelas ruas de Aveiro, com os seus canais pitorescos e a arquitetura singular, acrescentam um charme especial à prova, tornando-a memorável.

Paulo Costa – Diretor da Maratona da Europa – Foto: Organização

Por tudo isto e muito mais, a Maratona da Europa não é apenas uma prova desportiva.

É também um momento de celebração da comunidade, do desporto e da cultura, que não só deixa marca no território, mas principalmente nos nossos corações.” declarou Paulo Costa, diretor do evento.

Caminhada – Foto: Organização

Fica atento, a data para 2025, está preste a ser anunciada.

Parceiros

Deixe um comentário