AVEIRO UMA CORRIDA DE EXCELÊNCIA
A quarta edição da Maratona da Europa – Aveiro, marcou a cidade de Aveiro, com a presença de milhares de participantes, nas várias distâncias à sua disposição.
Foram quatro as distâncias, colocadas à disposição dos amantes do desporto que podiam escolher participar na Maratona, 42,195 km, na Meia Maratona, 21,0975 km, na Mini-Maratona, com 10 km ou na Caminhada de 5 km, destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos.
Leia também
CENÁRIO IDÍLICO DO RIO DOURO PARA CORRER
Aurora Cunha e João Neto dois incríveis embaixadores em Aveiro
Foi uma organização da Câmara Municipal de Aveiro e da GlobalSport, marca comercial da GSX Portugal Lda., liderada por Paulo Costa, com o apoio e envolvimento da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Ílhavo e com o apoio média de OPraticante.pt.
Desde 2023 que a Maratona da Europa é Prova Oficial da World Athletics com o selo de Road Race Label.
Uma patente que coloca Aveiro na rota das melhores maratonas mundiais.
Contou com dois incríveis embaixadores:
Aurora Cunha, uma das mais emblemáticas atletas portuguesas, tendo deixado uma marca indelével no mundo do atletismo, que incentivou incansavelmente os atletas até à linha de chegada;
e João Neto, conhecido como “O Maratonista das Coisas Impossíveis“, que correu a empurrar seis crianças especiais numa cadeira de rodas, sendo ambos grandes exemplos de superação e fontes de inspiração para todos aqueles que aceitaram o desafio.
Nada foi deixado ao acaso, tendo a organização disponibilizado:
um espaço para guarda-roupa na partida / meta para os participantes.
assim como chuveiros para que todos pudessem usufruir em pleno a experiência de participar em uma das mais bonitas maratonas.
Mais de vinte mil participantes na Maratona da Europa
Mas este ano permitam-me que vá ainda mais fundo da questão no sublinhado de “simpatia barra profissionalismo”.
Refiro-me à notável Associação Portuguesa de Ciências da Medicina Chinesa e à sua academia uma das novidades da Expo Maratona da Europa.
Cujos elementos contribuíram para o sucesso do evento, dando a conhecer o maravilhoso mundo da milenar medicina chinesa de uma forma soberba.
E não desprestigiando nenhum destes elementos, e compreendendo a sua posição, quando 99% já arrumavam o material para desfrutar do almoço bem que mais merecido, um de seu nome Aurélio Pereira, continuava a auxiliar os participantes, afim de lhes proporcionar uma melhor recuperação.
Aqui fica o registo do agradecimento em nome do nosso órgão de comunicação e do nosso CEO David Silva a este elemento que o ajudou na sua recuperação e que depois dele continuou a massajar outros atletas que consecutivamente iam chegando.
A Maratona da Europa teve transmissão em directo para todo o mundo, através da TVI, o canal líder da televisão portuguesa, que esteve em Aveiro, com o prestigiado jornalista João Fernando Ramos e se ficaste curiosos podes sempre assistir acedendo à tviplayer.
Mais de vinte mil atletas, provenientes de mais de setenta países, participaram na fantástica festa do desporto.
Mohamed Chaaboud estabeleceu um novo recorde da prova
Um novo recorde da prova foi estabelecido pelo atleta de Marrocos, Mohamed Chaaboud, com o tempo de 2h09m19s.
Uma das grandes marcas mundiais do ano e uma das melhores marcas de sempre realizadas numa maratona em Portugal, logo seguido pelos atletas quenianos Dominic Omare, 2h09m59s e Silas Sugut, 2h10m29s.
O melhor português, foi Carlos Costa, do Vizela Corre, que completou os 42,195 km, em 2h23m21s.
Em femininos, a vitória foi da queniana Betty Chepleting 2h32s04m com a portuguesa Vanessa Carvalho, do Sporting de Braga a chegar na segunda posição com um excelente recorde pessoal, 2h32m23s, e na terceira posição Susana Cunha, do RD Águeda, 2h43m25s.
A meia-maratona contou com o triunfo de João Almeida, do Recreio de Águeda, em 1h05m28s, e da Mónica Silva, do Salgueiros, acalentando o sonho de poder ser convocada para a meia-maratona nos Europeus de Roma 2024, ao bater aos 40 anos o seu recorde pessoal na meia-maratona, com a marca de 1h12m47s.
Podes consultar as classificações aqui.
Aveiro um ambiente único
“Aveiro é, ao longo deste ano, Capital Nacional de Cultura, e a cultura do desporto está enraizada nas pessoas.
Nas boas gentes de Aveiro, de Ílhavo…da Bairrada.
Quem nos acolhe faz-nos sentir em casa.
Correndo o risco de me tornar repetitivo, ano após ano, a região “veste-se de festa e de hospitalidade”, proporcionando um ambiente único para todos.
Desde os habitantes, que saem às ruas para encorajar os corredores, até aos voluntários que garantem o bom funcionamento do evento, todos contribuem, de sorriso estampado no rosto, para uma atmosfera única e inspiradora.
Depois, o percurso pelas ruas de Aveiro, com os seus canais pitorescos e a arquitetura singular, acrescentam um charme especial à prova, tornando-a memorável.“
“Por tudo isto e muito mais, a Maratona da Europa não é apenas uma prova desportiva.
É também um momento de celebração da comunidade, do desporto e da cultura, que não só deixa marca no território, mas principalmente nos nossos corações.” declarou Paulo Costa, diretor do evento.
Fica atento, a data para 2025, está preste a ser anunciada.