BELA BELA, NÃO É APENAS MAIS UM TRAIL

Bela Bela

Trilhos Novos - Foto: Organização

A União de Freguesias de Belazaima Castanheira e Agadão em parceria com o pelouro de trail do Centro Recreio Popular Belazaima (CRPB), organizou a V edição do Trail Bela Bela que decorreu no dia 3 de Abril de 2022.

A partida e chegada aconteceu junto Parque Moinho de Vento / Pavilhão Desportivo. OPraticante.pt teve o privilégio de ser, uma vez mais, média partner do evento.

Página do evento

Texto: Pedro Garrido
Fotos: Vanessa Costa e da organização

Bela Bela
Aquecimento – Foto: Vanessa Costa

Troféu “Trail terras de Águeda” e certificação ATRP

Evento inserido novamente no troféu “Trail terras de Águeda” e, com a certificação atribuída pela ATRP, inserido no “Campeonato da Taça de Portugal”.

A compor o evento, duas distâncias competitivas Trail Longo (25 km / 1300 D+) e Trail Curto (15 km / 700 D+) e uma caminhada (10 km).

Bela Bela
Partida – Foto: Vanessa Costa

Contou com cerca de 1000 participantes nas várias distâncias.

Trilhos muito técnicos

Com o aproximar da hora, e já após um aquecimento em grupo, a organização pediu aos participantes para se aproximarem, para se prepararem para a partida!

Bela Bela
Trilhos Novos – Foto: Organização

Com pouco mais de um km já estávamos a entrar numa ribeira a dentro. Mesmo assim a bom ritmo até que começamos a subir, ora a correr ora mais a caminhar por trilhos muito técnicos até ao km 5.

Neste local havia abastecimento e a divisão de provas.

Bela Bela
Subida para o 1º abastecimento – Foto: Organização

Os atletas do Trail Longo faziam cerca de 10km até regressar novamente a este ponto. Esta parte que não fazia parte do percurso do Trail Curto foi a mais rolante, não deixando de passar por trilhos de beleza ímpar.

Nos últimos 10km para a meta, voltamos a ter trilhos muito técnicos, passando por margens de ribeiros, escarpas, cascatas e até de um baloiço, com uma magnifica vista!

Baloiço – Foto: Organização

Organização do Trail Bela Bela

Mais um ano a mostrar que de facto o Bela Bela não é apenas mais um trail! Edição após edição prometem e conseguem brindar os atletas com novos e magníficos trilhos.

Ribeira – Foto: Vanessa Costa

Alguns trilhos identificados, como “Welcome to Tahiti”, que ficam na memória! Nada a apontar de negativo à marcação da prova, muito bem fitada, com sinais de perigo e alguns “sinais de ânimo”.

Faltava 1 km para a meta – Foto: Vanessa Costa

No final, ainda tivemos direito a um almoço volante que incluía bifana, fruta e bebida. Um excelente dia de desporto e de confraternização!

Bela Bela
Nos trilhos – Foto: Vanessa Costa

A equipa de OPraticante.pt

OPraticante.pt esteve representado por cerca de quinze atletas. Ao pódio, na distância de 25 km, subiu Pedro Garrido que alcançou o segundo lugar da Geral/MSénior.

Pódio – Foto Pedro Garrido

Na distância de 15 km, subiu ao pódio a Marta Alexandra que conseguir cortar a meta em terceiro lugar no escalão F40, e graças aos resultados obtidos pelos atletas João Matos (11º), Domingos Vieira (15º) e João Miguel Garrido (17º) a equipa Opraticante.pt alcançou o segundo lugar na classificação por equipas.

Parabéns a todos que se desafiaram seja a correr ou a caminhar.

Parceiros