BITTNER VENCE QUINTA ETAPA, RUI COSTA ABANDONA
O ciclista checo Pavel Bittner (dsm-firmenich) venceu hoje ao sprint a quinta etapa da Volta a Espanha.
Uma tirada em que o português Rui Costa (EF Education-EasyPost) foi forçado a abandonar, devido a uma queda na parte final.
A classificação geral continua a ser liderada pelo esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe).
Roglic mantém oito segundos de vantagem para o português João Almeida (UAE Emirates), segundo, e 32 face ao espanhol Enric Mas (Movistar), terceiro.
Leia também
JOÃO ALMEIDA EM SEGUNDO A OITO SEGUNDOS DO LÍDER
Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt
A primeira vitória no Grand Tour para Pavel Bittner
Pavel Bittner (DSM-Firmenich-PostNL) empregou uma impressionante exibição de velocidade e poder para dominar o sprint do Sevilla, no dia 5 de La Vuelta 24.
A estrela de 21 anos levou o melhor de Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) para reivindicar sua primeira vitória no Grand Tour, em sua primeira participação!
Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) completa o pódio do dia e Primoz Roglic (Red Bull-Bora-Hansgrohe) mantém La Roja antes de outro final de cume.
Bittner é o primeiro vencedor checo em La Vuelta desde Zdenek Stybar e Leopold Konig nos dias 7 e 8 em 2013.
Depois de um primeiro encontro no Pico Villuercas, La Vuelta retornou ao vale com a etapa 5, de Fuente del Maestre a Sevilha (177 km).
Foi mais um dia quente para os ciclistas, mas não impediu Ibon Ruiz (Kern Pharma) de ir para sua terceira fuga nesta edição de 2024, desta vez ao lado de Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi).
A diferença chega a 540’ (km 40) e, em seguida, cai gradualmente no caminho para o Sevilla, onde Bryan Coqueard (Cofidis) também espera poder repetir seu sucesso da Vuelta a Andaluzia 2017.
A caminho de Sevilha, uma cidade histórica
Os ciclistas pedalaram para Sevilha, uma cidade profundamente enraizada na história de La Vuelta e La Roja.
Já fazia parte da primeira edição da corrida, em 1935, com o belga Gustaaf Deloor reivindicando a vitória, a caminho do triunfo geral.
Mais recentemente, o Sevilla sediou a Gran Salida em 2010. Ela marcou a introdução de La Roja como a camisola do novo líder e Mark Cavendish ganhou com a HTC-Columbia.
Bittner bordas Van Aert
O ritmo de repente aumenta nos últimos 50 quilômetros.
Ruiz e Juaristi são eventualmente apanhados pelo pelotão com 38 km para ir, à frente do sprint intermediário de La Algaba (km 152,4).
Groves vem em primeiro lugar, à frente de Van Aert.
O final do palco é extremamente rápido nas ruas de Sevilha. Rui Costa (EF Education-EasyPost) cai por sua vez e tem que abandonar a competição.
Alpecin-Deceuninck definiu o sprint para Groves… Van Aert abre cedo… E leva o photofinish para ver que Pavel Bittner (DSM-Firmenich-PostNL) passou pela estrela belga na linha!
Na quinta-feira, realiza-se a sexta etapa da Vuelta, que vai ligar Jerez de la Frontera e Yunquera, em 185,5 quilómetro