Bolt perde medalha de Ouro Olímpica depois de colega acusar doping

Usain Bolt

Usain Bolt vai perder um dos nove títulos Olímpicos alcançados depois de um dos seus colegas de equipa ter acusado positivo num controlo anti-doping.

A medalha de ouro conquistada na prova de estafetas de 400m em Pequim 2008, vai ser retirada aos jamaicanos, depois de Nesta Carter ter falhado no teste Anti-doping e ter sido desclassificado, acabando também por ser desclassificada a equipa jamaicana.

A decisão foi conhecida hoje, quarta-feira, depois de o Comité Olímpico Internacional ter reavaliado as amostras recolhidas em 2008 com novos métodos de análise que em 2008, escapavam aos controlos. O Comité está também a reavaliar as amostras dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Bolt, com esta decisão não perde só uma medalha de ouro, como perde o pleno de medalhas de ouro nas três edições de Jogos Olímpicos em que participou. Relembre-se que o velocista conquistou nove medalhas em três edições. Três medalhas de ouro em três distâncias diferentes, 100m, 200m e 4x100m.

Tatiana Lebedeva perde duas medalhas de prata

Para além de Nesta Carter, Tatiana Lebedeva também deu positivo no controlo após a reanálise das amostras recolhidas em 2008. A atleta perdeu as duas medalhas de prata conquistadas, uma no salto em comprimento e outra no triplo salto.

Divulgação do Comité Olímpico Internacional

Parceiros