BOTICAS TRAIL CAMINHOS DO GALAICO

Boticas Trail

Foto: Fotovídeo STOP

A Associação Ambiental e Cultural Celtiberus Organiza pela 4ª vez o Boticas Trail Caminhos do Galaico no dia 2 de Outubro no concelho de Boticas.

Uma prova composta por três distancias de Trail com cariz competitivo (13km, 19km e 29km) e uma caminhada ( 13km) que tem como ponto de partida o Boticas Parque-Natureza e Biodiversidade.

Evento

Inscrições

Regulamento

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade

Um espaço com mais de 60 hectares que pretende ser a porta de entrada na região de Barroso no que diz respeito à natureza e biodiversidade desta região classificado como Património Agrícola Mundial pela FAO.

O certificado do reconhecimento público como património agrícola mundial chega pela primeira vez a um território português, em pleno Alto Tâmega.

Na base da distinção estão as tradições que o povo do Barroso mantém na relação com o ambiente em atividades como a agricultura, a silvicultura e a pastagem.

Foto: Fotovídeo STOP

Com ocupação humana há milhares de anos, esta área do Norte de Portugal, mantém uma economia de subsistência rural. A FAO destaca, ainda, o facto de a região manter áreas ambientais muito significativas e relativamente intactas.

A história, o património e a cultura da região tem como base as civilizações pré romanas que habitaram esta região e a prova disso é o vasto património edificado existente.

Boticas Trail Caminhos do Galaico

O Boticas Trail Caminhos do Galaico percorre alguns desses pedaços de história da humanidade tendo como ponto alto a subida ao Castro Outeiro Lesenho, local onde foram encontradas as estátuas dos Guerreiros galaico/Lusitanos, símbolo máximo da arqueologia nacional.

Foto: Fotovídeo STOP

Tendo como grande objectivo a promoção do território a Associação Celtiberus em parceria com o Município de Boticas, apostam na modalidade de Trail running para dar a conhecer este concelho do Norte de Portugal, dinamizar a economia local e promover o turismo de natureza.

A prova de Mini Trail conta com um percurso de 13km com um acumulado de 400D+ tendo como pontos de passagem as Termas de Carvalhelhos, a Fonte dos Amores e o Castro de Carvalhellhos.

Já a prova de 19km, irá percorrer as levadas da aldeia de Vilar, subida ao Castro Outeiro de Lesenho e os trilhos dos pescadores do Rio Beça, onde os atletas irão contar com um acumulado de 800D+ e declives na ordem dos 36% positivo e negativo.

Foto: Fotovídeo STOP

A prova mais longa irá contar com um percurso de 29km com um acumulado 1000D+ que irá levar os atletas a percorrer os trilhos que ligam as aldeias de Vilar e Carvalhelhos aproveitando todas as mais-valias das provas de Mini Trail e Trail Curto.

Receber bem é ponto fulcral das gentes transmontanas, ainda mais marcadamente na região Barrosã, assim, os postos de abastecimento desta prova, destacam-se pela promoção dos produtos da região reconhecidos pela sua forma genuína de fabrico.

Parceiros

Deixe um comentário