BTL ASSISTE HÁ APRESENTAÇÃO DA MARATONA DA EUROPA

Foto: Inês Reis

Foi ontem, 18 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), apresentada a Maratona da Europa, que se realiza em Aveiro, a 24 de abril, e que, nesta que é a sua segunda edição, irá acolher os Campeonatos de Portugal de Maratona.

Texto: Federação Portuguesa de Atletismo

Maratona da Europa apresentada na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

Prova que posiciona Aveiro e a zona Centro no caminho do turismo de desporto, de natureza e com preocupações ambientais, como lembrou o presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado; “promete se a maratona das mil e uma emoções“.

Maratona da Europa

“Serão certamente 42,198 metros de emoções, a maior das quais cortar a meta”, lembrou por seu turno o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira.

Sublinhando a satisfação de dirigir “a modalidade-rainha, que além de ser a única que gerou campeões olímpicos, é também capaz de mover multidões, que se predispõe a percorrer esta distância”.

Presente nesta apresentação na BTL teve também a madrinha do evento, Aurora Cunha, protagonista da emoção de “cortar a meta em primeiro lugar e quatro das maratonas mais importantes do planeta”.

Depois disso disse, que já não tem, claro, o objetivo de cortar a meta desta Maratona da Europa em primeiro lugar, mas sim o de contribuir para que seja uma prova incontornável na modalidade.

BTL

“Correr em Aveiro é único”

Estão reunidas as condições para um grande evento, como destacou Paulo Costa, diretor da Globalsport, entidade organizadora desta competição, que se evidencia igualmente por ser sustentável e por permitir a “dinamização social interna, a projeção da marca turística e a dinamização socioeconómica”.

Tivemos a coragem de dizer que queríamos organizar a melhor maratona do país, conseguindo na primeira edição conquistar aquilo que Lisboa e o Porto demoraram, respetivamente, 18 e 14 anos, que é ter mais de 1000 pessoas a cortar a meta”, referiu.

btl
Foto: Organização

E acrescentou: “Esta é talvez a maratona mais romântica de todas, com um potencial enorme para valorização da modalidade e do território através do turismo”.

No final desta apresentação foi a vez do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, José Ribau Esteves, intervir, salientando que “o município decidiu apostar neste projeto pela sua originalidade”.

Destacou do ponto de vista técnico, o facto de o percurso que liga Aveiro a Ílhavo ser “essencialmente plano”, pautado pelo “ar salgado”.

A 24 de abril, com mais de 550 parceiros e 700 colaboradores envolvidos, com 12 pontos de animação e mais de 1000 voluntários, todos vão poder perceber que “correr em Aveiro é único”, como referiu Paulo Costa no final do seu discurso.

Mais informações.

Parceiros